celular com bluetooth

Bom dia caros amigos,

Eu comprei um adaptador Bluetooth USB para conectar meu celular ao computador e assim transferir dados entre eles mas não tive sucesso ontem, ao tentar fazê-los "conversar".

Tinha visto, antes de adquirir o adaptador, que no Gnome havia uma opção para Bluetooth, mas até então não havia mexido. Ontem vi que só há a opção para mostrar na barra de ferramentas sempre, somente quando há algo conectado ou nunca. Mas nenhuma opção mais avançada quanto aos aparelhos que podiam conectar a ele.

Procurei em alguns sites na internet mas só encontrei para casos como mouses e coisas do tipo, nada que transferisse dados. O adaptador vem com um um CD com um programa de instalação para o Windows, que acessora todas as trocas, mas não tem nada para o Linux, e por isso eu tô na dúvida sem é necessário algum programa para isso ou na linha de comando é suficiente para fazer a coisa funcionar.

PS: Meu aparelho é um Sony Ericsson z530i.

Grato pela atenção

Hugo Guimarães