Listar pacotes instalados

Bom dia pessoal, ontém me ocorreu uma idéia e fiquei imaginando como poderia po-la em pratica de forma fácil.
Imagine que queira "clonar" seu desktop, ou mesmo servidor, em outra máquina. Mesmas aplicações rodando, porém não está com saco para lembrar cada um dos pacotes instalados e muito menos digitá-los todos.
Pois bem, a idéia que tive é: Listar todos os pacotes instalados da máquina (preferencialmente separando os instalados manualmente e os instalados por dependencia) e gerar uma lista com esses pacotes assim, através de um script poderia-se deixar o sistema instalando todos os pacotes sem nos preocuparmos enquanto vamos ao cinema. =)

Enfim, existe algum comando no aptitude ou no apt que possa gerar uma lista assim?

Abraços!

:wq

--
Fred Banionis