----- Mensagem original ----
De: Andre Novelli - Depto de TI <andre.ti@embalatec.com.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Sexta-feira, 27 de Abril de 2007 14:58:00
Assunto: Re: VNC via web

Em Sexta 27 Abril 2007 14:37, Carlos Augusto Beltrame escreveu:
> ola pessoal, tenho o vnc instalado nas makinas aqui do laboratorio (todas
> elas com ip falso fixo, porem o servidor com ip verdadero e fixo tb). Esse
> servidor roda tambem o Apache+PHP, e como o vnc pode ser acesssado via web
> tambem, como faço uma pagina em que colocaria os ips falsos para um usuario
> externo acessar a rede interna atraves do navegador? se possivel, como
> faria o nat no firewall para redirecionar os pedidos externos para minha
> rede interna tanto pelo programa qto pela pagina? obrigado.

Opá cara!

Bom eu tentei fazer isso uma vez e desisti pq o vnc eh muito lento depois eu
cai pro Radmin, mais rapido.

No caso do vnc precisara fazer um Dnat no iptables para para cada uma das
maquinas que voce vai acessar de fora. Observe que para acesso via web a
porta usada eh a 5800(java) e nao a 5900 ou seja: eu tenho 10 maquinas e
preciso fazer uma regra pra cada:

iptables -t nat -A PREROUTING -s 0/0 -p tcp -i $NET_IFACE --dport 5800 -j
DNAT --to 10.0.4.1

iptables -t nat -A PREROUTING -s 0/0 -p tcp -i $NET_IFACE --dport 5801 -j
DNAT --to 10.0.4.2

iptables -t nat -A PREROUTING -s 0/0 -p tcp -i $NET_IFACE --dport 5802 -j
DNAT --to 10.0.4.3

e assim por diante

O Dnat eh na mesma linha da regra

ai vc cria uma pagina web com um link pro seu ip valido na internet, e pra
porta do vnc da maquina que vc quer acessar a url ficaria assim:

http://200.xx.xx.xx:5800

Depois vc pode melhorar e colocar autenticação via ht access na pagina com os
links pra evitar acesso indevido a ela, e se quiser mais segurança roda as
regras de redirecionamento somente quando alguem quiser acessar (da ora fazer
via web tb)

boa sorte!

http://br.messenger.yahoo.com/