Fake RAID (Sata Raid Onboard)

Gostaria de saber se algum fez ou sabe alguma informação sobre como instalar o debian (etch) (ou qualquer outra distro, mas preferencialmente debian) em sistemas com controladora raid onboard trabalhando em RAID 0..

Já tentei muita coisa, mas sou leigo em Linux, que é um complicador

A placa mãe aqui é uma gigabyte ga-965p-s3 com controladora JMicron.. tem também a controladora própria do southbridge Intel, mas acho que só aceita raid com um update de bios que ainda não testei

Achei no site da JMicron algo sobre uma ferramenta para acessar discos em raid, mas não sei fazer isso usando o conteúdo que achei, nem sei se eh possível utilizar durante a instalação

O que encontrei foi:

Q9: Can I access the existing JMicron-RAID data on Linux or FreeBSD?
Ans:

Yes.
For linux platform, please use DMRAID . (http://people.redhat.com/~heinzm/sw/dmraid/)
For FreeBSD, please use ataraid .

Consegui com o slack 11, usando mkraid (raidtab) montar meu disco em /dev/md0 porem sem sucesso ao mapear as partições (ele não cria /md0p1 /md0p2 etc). Apesar de ao usar “fdisk /dev/md0” exibir as partições dessa forma, e o instalador também enxerga-las assim.. nesse caso do instalador eu sigo informando as partições normalmente inclusive com ele detectando minhas partições ntfs/fat e questionando sobre onde mapea-las, porem quando inicia a copia dos pacotes não para de dar erro dizendo que não consegue gravar no destino e que o disco pode estar cheio