Re: Programar PIC

Rodrigo Campos Vieira escreveu:
Bem,

O programa mais completo para desenvolvimento que conheço para PIC é o desenvolvido pela própria Microchip e que é FREE tanto pra Windows qto pra Linux. Talvez já tenha testado ele, o MPLAB. Lembro que da época que mexi com ele me ajudou muito porque estava fazendo tudo em assembly e ele me permitiu ganhar bastante tempo desenvolvendo em C. Não lembro mais como era a lógica, acho q tinha o MPLAB como front-end e instalava um outro carinha como compilador, algo assim, mas pode ter mudado, então:

Link do MPLAB: http://www.microchip.com/stellent/idcplg?IdcService=SS_GET_PAGE&nodeId=1406&dDocName=en019469

Sobre o SDCC estamos usando ele aqui na empresa atualmente por conta do Microcontrolador da ATMEL que adquirimos. Ele é um projeto bacana, bem interessante de se trabalhar, mas que também te dá um bocado de dor de cabeça às vezes por conta de estar ainda em constante evolução e não gerar um código otimizado. Fizemos alguns testes com o KEIL (um concorrente do SDCC que é pago) e vimos a produtividade crescer bastante. Se for um desenvolvimento sem compromissos de prazos então pode usar o SDCC sem problemas que vc acaba aprendendo um bocado. Agora se precisar de urgência, aih recomendo procurar uma solução mais completa como IAR ou MPLAB. O KEIL não suporta PICs.

Site do IAR: http://www.iar.com/

Sobre a questão que o seu xará levantou sobre confecção de placas vale fazer uma propaganda do EAGLE, um dos melhores para fazer layout e criar os arquivos Gerber certinhos para tu colocar em produção. Tem outras soluções aih que já testei, mas a maioria não foi muito produtiva para desenvolver uma placa bacana, além do que o EAGLE tem uma biblioteca de componentes bem vasta e permite a criação de componentes customizados.

Site do EAGLE: http://www.cadsoft.de/

Agora um bom simulador para circuitos eletrônicos, isso se alguém souber favor avise aih :D

Abraço.

Obrigado pela ajuda, dicas e sugestões. Desculpe a demora em responder. Estava embarcado. O chip e eu :)

Grande abraço.

Sérgio

--
Linux User #426387
Linux: A liberdade da escolha. A escolha da liberdade.