Re: Sistema de Arquivo Nao Permite mais Gravação

Fiz conforme algumas dicas.

Se tento criar um novo arquivo surge:
E303: Unable to open swap file for "a", recovery
impossible

Se tento  alterar qualquer arquivo surge:
W10: Warning: Changing a readonly file

esta foi a mensagem q deu ao executar:

mount / -o remount,rw
mount: dispositivo de blocos /dev/hda2 é protegido
contra gravação; montando somente para leitura

Ai está o meu Mtab:

/dev/hda2 / ext3 rw 0 0
none /proc proc rw 0 0
/mnt/cdrom /mnt/cdrom supermount
ro,dev=/dev/cdrom,fs=iso9660 0 0
/mnt/floppy /mnt/floppy supermount
rw,dev=/dev/fd0,fs=vfat 0 0
none /dev/pts devpts rw,gid=5,mode=620 0 0

Ai esta minhas partições:

 fdisk -l

Disco /dev/hda: 255 cabeças, 63 setores, 1245
cilindros
Unidades = cilindros de 16065 * 512 bytes

Dispositivo Boot    Início      Fim    Blocos   Id
Sistema
/dev/hda1             1         8     64228+   5
Estendida
/dev/hda2   *         9      1245   9936202+  83
Linux
/dev/hda5             1         8     64197   82
Linux swap

Ai está meu fstab:

cat /etc/fstab
/dev/hda1        swap             swap       defaults
       0  0
/dev/hda2        /                ext3       defaults
       0  0
/mnt/cdrom       /mnt/cdrom       supermount
ro,dev=/dev/cdrom,fs=iso9660 0  0
/mnt/floppy      /mnt/floppy      supermount
rw,dev=/dev/fd0,fs=vfat 0  0
none             /proc            proc       defaults
       0  0
none             /dev/pts         devpts
gid=5,mode=620   0  0
/dev/cdrom              /mnt/cdrom
iso9660 noauto,owner,kudzu,ro 0 0

Executando o Mount:

 mount
/dev/hda2 on / type ext3 (rw)
none on /proc type proc (rw)
/mnt/cdrom on /mnt/cdrom type supermount
(ro,dev=/dev/cdrom,fs=iso9660)
/mnt/floppy on /mnt/floppy type supermount
(rw,dev=/dev/fd0,fs=vfat)
none on /dev/pts type devpts (rw,gid=5,mode=620)

Executando o df:

 df
Filesystem           1k-blocks      Used Available
Use% Mounted on
/dev/hda2              9780176    689400   8593968
8% /

 df -i
Filesystem            Inodes   IUsed   IFree IUse%
Mounted on
/dev/hda2            1242752   49836 1192916    5% /

--- Junior Polegato - Linux