Re: cade o xorgconfig???

Olá,

   Antes de mais nada, não envie cópias das mensagens para mim. Eu
assino a lista e já recebo todas as mensagens nela postadas. É
exatamente por assinar a lista que eu respondi a mensagem original :-)

Em Sun, 22 Apr 2007 03:35:21 +0000
igor Scarinci Brandão <igorsb@hotmail.com> escreveu:

> pois é pessoal o comando dpkg-reconfigure xserver-xorg eu ja conheco,
> ele faz a mesma coisa que o xorgconfig, mas com um frontend em
> ncurses ou algo parecido... Já o xorgconfig ou xf86config no caso do
> xfree é em modo texto puro e mesmo no debian sarge existia... Prq
> tenho o sarge 3.1 instalado em outra maquina aqui e sempre usei ele
> pra configurar o X. Nao que o dpkg-reconfigure nao sirva, mas estou
> querendo saber onde foi parar esse comando no etch! Ou será que
> aboliram esse script para as novas versoes do Debian???

   Você diz que o comando xorgconfig existia no Sarge, mas eu
acho algo realmente estranho ele ter existido no Sarge porque o Sarge
não utilizava o X.Org e sim o antigo XFree86.

   A primeira versão do Debian a ser fornecida com o X.Org foi o Etch
e, por esse motivo, a não ser que esse ferramenta seja uma ferramenta
genérica que podia ser utilizada para configurar tanto o X.Org e o
XFree86, é difícil acreditar que ela tenha realmente sido fornecida com
o Sarge.

   Claro, você poderia muito bem estar usando pacotes não oficiais do
Sarge ou mesmo ter compilado seu próprio X.Org. De qualquer forma, pelo
que consegui encontrar pesquisando por aí, p xorgconfig parece ter sido
removido dos pacotes Debian do X.Org quando os mesmos ainda estavam
sendo preparados pelo pessoal do Ubuntu (antes do X.Org 7.0, na época
do 6.9.x).

   Desde então, uma boa parte do trabalho feito pelo pessoal do Ubuntu
foi integrado ao empacotamento do Debian e muita coisa foi também
modificada, mas a remoção do xorgconfig parece ter sid herança das
mudanças feitas pelo pessoal do Ubuntu.

   Pelo que encontrei, o xorgconfig foi considerado obsoleto pelos
desenvolvedores do X.Org. Os desenvolvedores do X.Org dizem que você
pode usar  comando "X -configure" para ter um processo de configuração
independente de distribuição.

   No Debian, além do comando acima, você também pode usar o comando
dpkg-reconfigure xserver-xorg, que me parece mais amigável do que o
comando recomendado pelo pessoal do X.Org.

   Em [0] você pode encontrar o comentário de David Nusinow, um dos
principais integrantes da equipe de empacotamento do X.Org para o
Debian, dizendo que o xorgconfig foi removido pelo Debian por ser
considerado obsoleto pelos desenvolvedores do X.Org e a recomendação de
uso do comando dpkg-reconfigure xserver-xorg para usuários Debian.

   De qualquer forma, os desenvolvedores do X.Org estão trabalhando no
sentido de acrescentar às próximas versões do X.Org capacidades de
autoconfiguração, de forma que a existência de um
arquivo /etc/X11/xorg.conf não seja mais necessária para que o X.Org
funcione.

   A idéia é que o X.Org consiga se autoconfigurar, inclusive após a
inserção/remoção de hardware relacionado ao mesmo, como teclados,
mouses e placas de vídeo.

   Espero ter ajudado.

[0]http://help.lockergnome.com/linux/orgcfg-orgconfig-ftopict359423.html
http://help.lockergnome.com/linux/orgcfg-orgconfig-ftopict359423.html