Ajuda com Desktop.

Boa noite senhore(a)s,

No último sábado 14/04, abandonei meu Windows e estou muito satisfeito com a troca.

Trabalho com Linux já fazem anos, mas com servidores (modo texto) e estou encontrando algumas dificuldades com meu desktop, porem não quero desistir e nem muito menos voltar para o Windows.

Então venho humildemente pedir uma ajuda há vocês, não é nada grave, tudo está funcionando quase que perfeito, nos momentos de folga já instalei meu  driver nvidia e o Beryl e ainda tive a oportunidade de mostrar para alguns colegas de trabalho que ficaram de boca aberta e já querem experimentar o Linux.

Mas vamos ao lá, na verdade não é um problema e sim orientações:

Poderiam me indicar artigos confiáveis para personalização da área de trabalho? Andei lendo alguns no "vivaolinux" me pareceram simples demais, fiz e não tive o resultado esperado, quero mudar ícones, fontes, cores, deixar semelhante aos screenshots que vejo por ai. Quero também colocar aquela barra que geralmente fica no meio da tela com os ícones dos programas , porem não faço nem ideia do seu nome para procurar no Google.

Estou com dificulades também no meu software para declaração do IR, fiz alguns testes, só informações básicas e depois de sair ao tentar retornar ela não está salva, e não encontrei essas informações em lugar nenhum. Notei também que o se estiver com o beryl ativo o programa é executado mas em sua tela não apresenta as opções de menu.

Qualquer dica é bem vinda...

Desde já agradeço,

Julio Gimenes.