Re: problema com xdmcp (bootex e xdmcp não funciona mais no debian etch)

Avena escreveu:
este xserver-xephyr não sabia dele....
e bem instalei e rodei o
# Xephyr :1 -query localhost
e apareceu a tela de login...fiz login com outro usuário e funcionar tudo ok o xdmcp local. com gdm e gnome no desktop. agora tenho um duvida....antes eu usava o gdm e libxdmcp6 para fazer xdmcp. (nas maquinas locais dava boot via disquete com bootex)
agora não funciona mais isso, te teria que usar este Xephyr?
e bem como eu poderia pegar os logs do que faço no xdmcp...o chato é que não tem aparecido nenhuma mensagem de erro nas maquinas de inicia via disquete. tem o mesmo comportamento que tinha antes quando dava certo no sarge...agora única coisa que não acontece e aparecer o gdm para fazer login. Em 18/04/07, *Junior Polegato - Linux* <linux@juniorpolegato.com.br <mailto:linux@juniorpolegato.com.br>> escreveu:

    Avena escreveu:
    > ola a todos....
    > estou com um problema no xdmcp, para fazer ele uso o bootex.
      Seguinte, primeiro tem que ver se localmente na máquina servidor
    está
    funcionando o XDMCP... Pode ver isso com o Xephyr:
    # apt-get install xserver-xephyr
    # Xephyr :1 -query localhost
      Se abrir a janela de login, sinal que o XDMCP está funcionando.
      Agora tente mudar localhost para o número IP deste servidor e,
    se ver
    a tela de login, sinal que está respondendo pelo IP.
      Agora tem que descobrir qual IP, rede ou nome de máquina o
    bootex está
    usando, que dá para ver monitorando os pacotes via ethereal, mas
    aí já é
    outra história...
      Tente mexer na configuração do bootex (nunca usei, mas me pareceu
    interessante) para sua rede/servidor novo.
      Também dê uma olhada no firewall deste servidor se ele não está
    bloqueando o XDMCP.
      Mais que isso, só passando a mensagem de erro do bootex e/ou
    logs do
    XDMCP...

Olá,

Se funcionou com Xephyr (que é um braço do X, sob o tal de KDrive também usado pelo bootex) com localhost e com o IP da máquina, então deveria funcionar com o KDrive (usado pelo bootex). O Xephyr é um servidor X que é aberto sobre um outro servidor X rodando, sendo até possível abrir um Xephy dentro de outro. O Xvesa (KDrive também e é o que realmente usa o bootex) é um servidor X bem básico, com suporte a Vesa e, se habilitado, suporte a "Frame Buffer" (geralmente abreviado como fb). Portanto, o Xephyr só roda sobre um X já iniciado e não pode ser iniciado diretamente do terminal texto.

Por curiosidade, fui dar uma olhada no bootex e vi que está parado há mais de uma ano (19/02/2006 :-( ), que pena! Bom, rodando ele na minha rede, com o XDMCP ativo belezinha, fui ver a criança: kernel 2.2.27-rc2 (uau!), reconhece processador, memória, portas PS/2, serial e cria um ramdisk, descomprimi o initird no ramdisk e começa perguntando o mouse, a rede (ou vai por dhcp), a resolução (trabalha apenas com vesa) e a "profundidade" das cores, inicia a Xvesa (KDrive) e cabum!, não funciona! :-(

No meu caso, bastou dar [Ctrl]+[Alt]+[<- BackSpace] para derrubar o Xvesa e ver o erro no terminal, que no caso foi problemas com fontes... :-(

Use o LTSP (Linux Terminal Server Project) para se ter algo mais atualizado e mais facilmente o acesso aos recursos do terminal, isto é, os dispositivos e periféricos do terminal, onde provavelmente nem precisará de disquete para iniciar (depende da placa de rede).

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato

          Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br