Upgrade de Pacotes e distribuição [Era: Re: Dúvida compilar kernel]

Uma outra dúvida que pintou agora:

As opções que estou usando de repositórios são STABLE / MAIN.

Quando instalei o linux-image novo ele atualizou uma porrada de
pacotes, por sorte ou não, não tive problemas ainda.

Vejo muitas pessoas por aqui dizendo que após um upgrade, ou
dist-upgrade, isso ou aquilo parou de funcionar.

Eu rodei um apt-get upgrade só para ver.

Ele sugere a atualização de mais de 200 pacotes, esta minha máquina é
de produção, seria seguro eu arriscar um apt-get upgrade? E o
dist-upgrade?

Uma outra coisa: Se eu rodo um apt-get upgrade, então meu debian
deixaria de ser o Sarge e se tornaria o Etch?

O que determina a versão do meu debian, se eu posso usar a versãoi
nova com um kernel mais antigo ou a versão antiga com um kernel mais
novo?

Obrigado.