Re: Crítica da instalação do Linux do UOL.

Olha sei lá, mas minha opinião é assim, um usuário leigo não iria
instalar o Windows sozinho, iria chamar o amigo do irmão que é
"expert" em computadores para fazer isso (aquele mesmo citado em outra
thread) ou pagar alguém. O problema está no "expert" que que "manja"
pacas de Windows e por isso é quase um hacker ou no técnico que muitas
vezes não sabe nem sequer o que é Linux e pra arrumar um problema de
driver de som formata o disco (fizeram isso com meu pai uns tempos
atrás).

Analisemos a grosso modo, instalar o Windows XP consiste do que?

Botar o CD, abrir aquela tela feia roubada do NT, dar F8, formartar
tudo e colocar o XP em cima quando achar que acabou ele inicia de novo
a instalação e fica "39" minutos dos longos instalando coisas que
você nem imagina, configura a rede, o teclado, mais "24" minutos um
pouco mais longos que os anteriores e pronto, acabou. Acabou de
copiar. Falta configurar os usuários, finalmente, após 2 horas está lá
o Windows XP instalado perfeito, o que fazer agora? Sim, falta o
Firefox, Office, MSN Live Messenger...

Agora o concorrente difícil, digamos o Kubuntu. Bota o CD, inicia o
Kde, uns 5 minutos. Abriu o sistema. Tem um amigável ícone instalar tá
no desktop, clica nele, sai dando OK, formata tudo, deixa o programa
fazer da forma padrão e pronto, 5 minutos depois o sistemas esta sendo
instalado. Enquanto isso pode usar já a máquina, com office, msn,
firefox. Em 20 minutos acabou a instalação, tira o cd, reinicia
pronto. Acabou.

Qual dos dois é mais amigável? O sistema rodando do cd live ou aquela
tela azul? E qual das duas é mais fácil...

Infelizmente todos aqui sabem disso... precisava-se fazer um artigo
desses comparativos (digo mais um) e publicar em algum lugar bem
publico para que os experts amigos dos leigos vejam. Apesar de que, se
fizermos, dirão que é marmelada.

Rodolfo.