[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: [fora mas dentro] Crítica da instalação do Linux do UOL.



Geilson Melo escreveu:
Eu também acho que esses "PC´s populares" deveriam estar com distros mais populares, com suporte fácil e com comunidades mais ativas, como o Ubuntu, por exemplo. Agora eu acho que dizer que o Linux não é feito para usuários leigos, nunca deve ter usado o Kurumin. Eu pelo menos nunca vi uma distro ser tão simples como Kurumin.

Olá,

Usuário leigo é leigo em qualquer sistema, só faz o que foi treinado a fazer, como um cachorrinho ou macaquinho bem treinado... A diferença, como disse o amigo, é que se pensarmos no Windows como uma distro de código fechado, é que tem usuários mais treinados uma distro do que em outro, sendo a grande massa treinada em Windows. Usuário leigo acostuma com Conectiva (KDE), se perde em Kurumin e mais ainda em
Ubuntu (Gnome).
Mas estou passando desde de a semana passada do Conectiva (KDE) para o Debian (Gnome) e a aceitação está sendo melhor do que eu esperava. Quando passei os mesmos de Win98 e WinXP para Conectiva (CL9+KDE), a resistência foi grande, mas com duas semanas mostrando os caminhos das pedras, resolvendo pepinos com páginas importantes (bancos, compra e venda on-line) que não abriam no Konqueror ou Nescape (na época), criando os ícones para o navegador, gerenciador de e-mails, arquivos pessoais (antigo "Meus Documentos"), onde salvar e como chegar até o arquivo salvo, etc., tal como faz os famosos cursos de Windows + Internet, tudo rolou numa boa. Depois veio o CL10 e senti mais ânimo do pessoal. Agora com o Debian Testing, apesar da interface ser totalmente diferente (KDE para Gnome, por motivos internos resolvemos usar Gnome), o pessoal se animou mais ainda, pois quando mostrei que bastava clicar com o botão direito do mouse sobre a opção do menu e clicar depois para adicionar ao painel ou à área de trabalho, eles já disseram: "Agora pode deixar!" Falta portanto somente um cursinho (de bom nível) de Internet+Linux(entenda-se KDE e Gnome, tal como Windows significa nesses cursos a Interface gráfica apenas) para esses usuários leigos usarem Linux. E aí a distribuição pouco vai importar, e se puderem os cursos mostrarem algumas e porque não todas, mas só indicarem as diferenças entre a distro do curso e as outras, também incluindo-se aí o Windows, quando diantes de uma nova distro com certeza dirão: "Pode deixar! Consigo me virar!" Já coloque Linux para quase todos os parentes e amigos, distros variadas para ver o comportamento, e o resultado é sempre o mesmo: "O ruim é que não tem o MSN Messenger com o Plus!"; "Alguns arquivos que recebo (entenda-se .doc ou .xls) não abrem certinho!"; "Quase todos não abrem os arquivos (.odt ou .ods ou .sxw ou .sxc) que mando!"; "Tem página (feitas com ferramentas da MS) que não abrem e outras ficam com uma propaganda na frente (flash flutuante)!"; essas coisas de usuário final que querem ligar, usar e desligar sem ter que precisar de outras pessoal e ao mesmo tempo ver tudo afrescalhado (= interface demasiadamente amigável, eles gostam disso e muitas vezes é crucial na decisão de aquisição deste ou aquele produto). Vantagens que dizem é não estarem com nada pirata, imunidade à vírus, uma melhoria no desempenho, principalmente na navegação (tirando aquelas página já citadas), menu melhor organizado e altamente customizável, dentre outras coisas. Então a distro pouco importa, na grande maioria dos casos, e o que vale mesmo é ter uma cursinho básico, como já dito, e alguém por perto que ajude a resolver as coisas nas horas difíceis, e não se recusam a pagar e nem despender tempo em nenhum dos casos, falta é opção mesmo!

 Abraços.

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato

          Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
          Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br



Reply to: