[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Firefox virou Iceweasel? é isso ?



Ronaldo Reis Junior escreveu:
Só uma pergunta para melhor entendimento. Registrar uma marca não seria uma forma de defesa para não termo que ficar mudando de nome o tempo todo? Por exemplo, se amanhã alguma empresa aqui no Brasil criar a marca icedove, o navegador no Brasil teria que mudar de nome, tal como aconteceu com o Openoffice que teve que virar BROffice. O maior problema disto tudo é que o pobres mortais usuários guardam nomes e não funcionalidades. Então estas mudanças de nomes só faz confundir, as pessoas vêem um BROffice e um Openoffice e acham que são coisas diferentes. Não adianta falar pro cara ler a página fulana de tal, isto está muiiiito longe de acontecer.
O que vcs acham disto?
Olá,

Registrar a marca é ter direitos sobre ela, então você pode deixar que a usem livremente ou complicar a vida de que a usa, lembrando que o primeiro a ser questionado caso algo "sinistro" ocorra e tenha a marca estampada será o detentor do registro da marca. No caso do OpenOffice® no Brasil, como a empresa que a detém, já que usufrui e muito de softwares livres, poderia ter "doado" a marca para a comunidade, mas não, "sabe-se lá porque", resolveu complicar as coisas e pedir "grana" para que continuássemos usando a marca ou seriamos processados, os que usassem a marca sem autorização. Foi decido então criar a marca BrOffice.org® e registrá-la, para evitar mais surpresas, mas deixam que todos usem essa marca livremente, claro que com um olho fechado e outro meio-aberto, o que permitiu que o BrOffice.org fosse incluído dentre os pacotes do Debian, e é tal como acontece também com o próprio Linux®. ;-)

Mas a Mozilla registrou a marca Firefox® e fica complicando a vida, de olhos bem abertos, pedindo milhares de explicações por cada cor usada em cada detalhe (li isso em algum lugar). :-P

Geralmente isso acaba gerando forks (divisões entre os recursos, principalmente entre os contribuidores), e essa complicação vai fazendo com que o programa pare de evoluir, mas acho que no caso do Firefox® é diferente devido à grana que está entrando. Mas veja o que ocorreu com o XFree86®, praticamente não se fala mais nele e o Xorg (um fork já bem maduro), é a bola da vez! ;-)


--
Atenciosamente,

          Junior Polegato

          Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
          Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br



Reply to: