Re: Firefox virou Iceweasel? é isso ?

Marcos Lazarini escreveu:
Em 12/04/07, Junior Polegato - Linux<linux@juniorpolegato.com.br> escreveu:
Marcos Lazarini escreveu:
> Pode [alterar] sim, desde que a fundação mozilla verifique o que foi
> mesmo que
> vc mudou e autorize a continuar chamando de Firefox. Se eles acharem
> que não descaracterizou, pode rolar sim....
Essa é a real chave do problema, ter que pedir a benção para fazer uma
alteraçãozinha ou personalizaçãozinha em uma determinada distro. Isso
foge totalmente aos princípios de algumas distros, como é o caso da
Debian. Então elas optam por não usar o nome e o logo, mas o resto é
igual, salvo as alteraçãozinha ou personalizaçãozinha.
Mas rapaz, veja só que situação:
Imagina que vc vem e faz um navegador bom - ai alguém vem e entope de
ad-bars, toolbars e vários adwares (que de quebra, deixam o soft
instável) e vem e fala q é um firefox com extras...
O que eles querem é preservar a imagem deles - e acho que eles tem
razão. Agora, por outro lado, limita o que vc pode fazer com o
prog.... e ai que está o impasse.
Imagina vc lançar um produto e dizer q é quase uma coca-cola.... os
advogados vão chegar dando voadora na sua porta ;-)

Exato! Se a fórmula da Coca-Cola® fosse livre e marca registrada, como é e isso implica portanto que eles são responsáveis por manter a imagem dessa marca, e para que eu colocasse um pouco mais de malte, por exemplo, teria que pedir para que eles me autorizassem para que eu distribuísse numa festa sob o nome de Coca-Cola®. Eu, particularmente, mudaria o nome para Malte-Cola (não sei se já é registrado :-) ) e diria que é praticamente igual à Coca-Cola®, mas com um toque especial de malte. Assim foi o que fizeram com o IceWeasel (também não sei se já é registrado :-) ): praticamente igual ao Firefox®, mas com um toque especial de Debian®. ;-)

Eu acho isso altamente bom no sentido de que se tem uma base forte e consistente, com boa imagem (o Firefox®), e com alterações por um pessoal bom e rápido em acabamentos e resolução de problemas pequenos (nós do Debian®), ou até grandes. O Firefox® ainda pode tirar proveito de algumas dessas alterações e "melhorar" o que eles já têm. É o mesmo princípio das distro derivadas que sempre contribuem de alguma forma para com a distro principal. Este é _meu_ ponto de vista e creio que o de muitos também, senão o Linux® não teria porque ser registrado. Imagina um concorrente "maldoso" do Linux® detonando a consistência do mesmo e distribuindo? Isso acabaria com a imagem dele e com a gente também! ;-)

Obs.: é um saco ficar colocando ®! :-P

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato