Resp.: qual o melhor sistemas de arquivos ??

Em 05/04/07, Fabio Guerrazzi<debian@fg.med.br> escreveu:

> Marcos Lazarini wrote:

> Bom, pelo seu raciocínio, ele deveria ser o mais genérico.... não é
> bom p/ nada porque tem q funcionar em todos os casos :-)

A minha resposta foi baseada nas discussões que eu já acompanhei (como a
atual) e também no que eu já li. Não há consenso, as diferenças não são
significativas a ponto de um sistema se tornar unanimidade.
Se tal diferença houvesse, alguém já teria desevolvido algo como um
tasksel para sistema de arquivos durante a instalação. Tipo: será servidor
de arquivos? Então instala tal sistema. Será para multimidia? Então
instala outro.
Uso em 3 máquinas ext3, já usei xfs. Não é uma preocupação.

Fábio, estou querendo dizer que vc afirmou uma coisa (até aqui tudo
bem) mas justificou de uma maneira equivocada - o instalador do suse
usa o reiserfs como default até a ultima versão... e ai? melhor reiser
ou ext3, pelo seu raciocínio?
(eles mudaram/mudarão do reiser p/ ext3, mas isso é outra história -
p/ uma outra thread OT)

Voce poderia usar muitos argumentos como, não use reiser pois já usei
e travava a cada 20min, reiser me salvou de um crash, ou li que o ext3
é melhor p/ isso que aquilo, etc etc - mas utilizar um argumento como
o que vc usou (o default é o melhor), sinceramente não convence
ninguém.
Mas parece que com essa sua ultima resposta vc notou o comentário que
fez e pensa da mesma forma que eu acho.

Esta discussão nada tem a ver com a diferença entre um uno mille, uma
toyota fielder e um jipe troller.

Apenas estou usando uma analogia p/ tentar facilitar o raciocínio:
dizer que qualquer sistema de arquivos guarda seus dados como se
espera (qquer carro te transporta) - mas nem todo sistema de arquivos
lida com arquivos grandes ou muitos pequenos da mesma maneira (Ex: seu
carro tem bancos no lugar de porta-malas, cabe muita gente e qquer
coisa coloca as malas na ultima fila - não é recomendado, mas
funciona); seu sistema de arquivos pode ser lento em certos casos (ex:
carro com portas dos dois lados), etc etc.
Talvez não tenha sido uma analogia muito feliz, mas eu acho que elas
ajudam sim na explicação de coisas...

--
Marcos