Re: Som no Gnome com Multiplos usuários em terminais gráficos.

Bom dia Marcos.

Se você ver o meu último Post, você verá que eu consegui resolver o problema.

Como você disse, o ESD agarra com as duas mãos o socket, e não deixa criar outro processo.

Eu apliquei um patch que neste endereço http://mail.gnome.org/archives/gnome-multimedia/2005-July/msg00026.html .

Este patch faz com que o ESD crie um processo e seu socket referente para cada usuário logado, baseado na variável DISPLAY. Então, fica um socket em /tmp/.esd-0/socket, outro em /tmp/.esd-2/socket, e assim por diante.

quanto ao /dev/dsp, este não tem problema, pois utilizo o dmix do alsa, e configurei o gstreamer para utilizar o Alsa.

Parece que ainda teria como fazer funcionar colocando o ESD para trabalhar com TCP, sem sockets (modo UNIX), mas não cheguei a tentar este modo, pois é mais indicado para reproduzir sons remotamente, com terminais burros.

Resumindo: Tá funcionando direitinho, do jeito que eu queria.

Agradeço novamente a atenção dos colegas.

Em 04/04/07, Marcos Lazarini <mvlaza@gmail.com> escreveu:
Em 01/04/07, Gerson Henrique Diesel< gerson.diesel@gmail.com> escreveu:
> Olá Marcos.
>
> Tentei fazer isto, mas não adiantou.
>
> Desliguei os eventos de som do gnome para o usuário 1, mas quando troco para
> o ususário 2, o mesmo continua sem os sons dos eventos do gnome.

Gerson, veja só isso.
Loguei no gnome, e liguei o meu esd que estava desligado, e fiz um
$ ps aux | grep esd
laza      5986  0.0  0.0    2048   616 tty2     S    00:30   0:00
/usr/bin/esd -nobeeps

Bom, tá rodando (fez beep e tudo); agora posso tentar disparar um
outro esd, e veja o que acontece:
$ esd -beeps
esd: Esound sound daemon already running or stale UNIX socket
/tmp/.esd/socket
This socket already exists indicating esd is already running.
Exiting...

Me parece que o esd tbm é possessivo e não vai largar tão fácil assim o /dev/dsp
# lsof /dev/dsp
COMMAND  PID USER   FD   TYPE DEVICE SIZE NODE NAME
esd     5986 laza    5w   CHR   14,3      5737 /dev/dsp

Ou seja, passo a bola p o pessoal da lista....

--
Marcos

--
Gerson Henrique Diesel