Sobre o novo Kernel do Etch

Gostaria de saber se o suporte a HDs SATA já vem ativado nesse kernel(2.6.18-4-486), permitindo a instalação neles e a posterior inicialização a partir deles. Tenho visto muitos tutoriais de como recompilar o kernel para adicionar suporte a esse tipo de hardware, mas convenhamos que nem todo mundo  tem essa possibilidade(principalmente se for iniciante) e que o kernel do testing é bem recente. Estou tendo dificuldade de encontrar essa informação no site oficial. Pretendo fazer um grande upgrade aqui e provavelmente incluirá  um HD SATA como principal.

Desde já agradeço pela atenção.