Re: recompilando o kernel

pra funcionar o makemenuconfig realmente precisa o libncurses5-dev

da um:
apt get install libncurses5-dev

Fora isto o gcc e o compilador eu acredito q já tenha... mas se não tiver eu acho q é o pacote binutils ou binutils-dev...

Tem vários tuturias na net sobre compilar o kernel, da uma googleada q tu acha

Abraço!