Alsaconf???

olá pessoal, estou com um problema estranho.
Quando configuro o som pelo #alsaconf, #alsamixer e #alsactl store, o som só funciona no momento após a configuração. Se eu reiniciar o pc tenho que configurar de novo.
Notei que durante o carregamento do linux aparece a linha:
    "Starting ALSA: ok (not loaded)"... algo deste tipo..., parece que iniciou mas não carregou.
Não estou entendendo!!!

Utilizo Debian Sarge 3.1, minha placa é uma sb16 das antigas, kernel 2.6...- i386...

Se puderem me ajudar será ótimo... pois ficar configurando toda vez não é nada ágil...

http://br.messenger.yahoo.com/