[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Camera Sony p43 no etch



Junior Polegato - Linux escreveu:
Daniel Vieira Dias escreveu:
Junior Polegato - Linux escreveu:
Daniel Vieira Dias escreveu:
#tail -n 15 /var/log/messages
Quando mudo o modo de conexão da câmera o log muda tb:
Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: SCSI subsystem initialized
Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: Initializing USB Mass Storage driver... Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: scsi0 : SCSI emulation for USB Mass Storage devices Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: usbcore: registered new driver usb-storage Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: USB Mass Storage support registered. Mar 21 16:28:42 danielvd-wks kernel: Vendor: Sony Model: Sony DSC Rev: 5.00 Mar 21 16:28:42 danielvd-wks kernel: Type: Direct-Access ANSI SCSI revision: 00
A máquina está no modo PTP ou PPT, não me lembro direito, você precisa de um software que entenda esse protocolo, no caso do Linux, o gphoto2. Tem algumas interfaces gráficas que usam as bibliotecas do gphoto2 para apresentar como em um sistema de arquivos normal. Procure no Synaptic ou apt-search por gphoto e deve encontrar muita interface.
Instalei o gtkam e o gphoto2 já era o mais recente...abri o gtkam, ele começou a ler os drivers e não reconheceu a camera. Tente o comando Rescan mas não adiantou, então tentei adicionar manualmente mas não deu "Não foi possível iniciar a camera"
Eu estava tentando usar o digikam, mas não consegui tb.
Lembra dos beeps de cartões wireless PCMCIA? tipo: "pêê" (1beep mais grave e mais longo) quando não linkava e "pi pi" (2 beeps rápidos e agudos) quando linkava? bom não sei se já ouviu estes beeps, mas quando conecto a camera como PTP o speaker da máquina bipa "pêê" e quando conecto como normal ele dipa "pi pi"
Agora quando passa para o modo normal, a sua câmera passa a ser um dispositivo de armazenamento emulado como um dispositivo SCSI, como pode ver no caso que reportou as mensagens do kernel. Nesse caso, os gerenciadores de janelas mais completos, como é o caso do Gnome e KDE, já tem uma gama de software para automaticamente montar o dispositivo e oferecer um ícone para acessá-lo. No caso do Gnome, que eu uso, até pede se eu quero copiar todas as fotos para uma pasta específica. Caso não aconteça isso contigo, terá que montar o dispositivo manualmente como se fosse uma nova mídia (disquete, cd, dvd, hd, etc). Nesse último caso, o fdisk com a opção -l (menos L minúsculo) pode ajudar.
Conectando em modo normal não consegui visualiza qual dispositivo posso montar (tipo /dev/sda1)
veja meus fdisks
danielvd-wks:~# fdisk /dev/sda
Não foi possível abrir /dev/sda
danielvd-wks:~# fdisk /dev/sdb
Não foi possível abrir /dev/sdb
danielvd-wks:~# fdisk /dev/sdc
Não foi possível abrir /dev/sdc
danielvd-wks:~# fdisk /dev/sdd
Não foi possível abrir /dev/sdd
Cara, aonde está meu dispositivo??????

Que má sorte!

O /dev/sdx deveria aparecer no log que postou lodo depois de reconhecer o dispositivo como SCSI, o que não aconteceu... Parece que falta módulo no seu kernel... Qual a versão e distro?

Quanto ao modo PTP, tente brincar com os parâmetros do gphoto2 em linha de comando, gphoto2 --help mostra o que tem em mãos para testar.

Do mais, o que posso fazer é conectar minha câmera ao chegar em casa e postar os resultados.

 Abraços.

Outros detalhes importantes:
Na mesma máquina tenho um Windows XP e tb o Elive e em ambos eu conecto a camera e tenho um retorno automático, sendo que o XP só reconhece como camera quando conecto na porta USB 1.1 e como dispositivo de amazenamento removível quando conecto na porta USB 2.0 , já no Elive ambas as portas funcionam OK. No Debian detecta somente na USB 2.0, quando conecto na 1.1 nem apito sai! :-O

Daniel



Reply to: