Re: Camera Sony p43 no etch

Daniel Vieira Dias escreveu:
#tail -n 15 /var/log/messages
Quando mudo o modo de conexão da câmera o log muda tb:
Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: SCSI subsystem initialized
Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: Initializing USB Mass Storage driver... Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: scsi0 : SCSI emulation for USB Mass Storage devices Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: usbcore: registered new driver usb-storage
Mar 21 16:28:37 danielvd-wks kernel: USB Mass Storage support registered.
Mar 21 16:28:42 danielvd-wks kernel: Vendor: Sony Model: Sony DSC Rev: 5.00 Mar 21 16:28:42 danielvd-wks kernel: Type: Direct-Access ANSI SCSI revision: 00

Caro Daniel,

A máquina está no modo PTP ou PPT, não me lembro direito, você precisa de um software que entenda esse protocolo, no caso do Linux, o gphoto2. Tem algumas interfaces gráficas que usam as bibliotecas do gphoto2 para apresentar como em um sistema de arquivos normal. Procure no Synaptic ou apt-search por gphoto e deve encontrar muita interface.

Agora quando passa para o modo normal, a sua câmera passa a ser um dispositivo de armazenamento emulado como um dispositivo SCSI, como pode ver no caso que reportou as mensagens do kernel. Nesse caso, os gerenciadores de janelas mais completos, como é o caso do Gnome e KDE, já tem uma gama de software para automaticamente montar o dispositivo e oferecer um ícone para acessá-lo. No caso do Gnome, que eu uso, até pede se eu quero copiar todas as fotos para uma pasta específica. Caso não aconteça isso contigo, terá que montar o dispositivo manualmente como se fosse uma nova mídia (disquete, cd, dvd, hd, etc). Nesse último caso, o fdisk com a opção -l (menos L minúsculo) pode ajudar.

 Boa sorte!

--
Atenciosamente,

          Junior Polegato