----- Mensagem original ----
De: Davi <davividal@siscompar.com.br>
Para: debian-user-portuguese@lists.debian.org
Enviadas: Terça-feira, 6 de Março de 2007 14:27:30
Assunto: Re: Switch ligado em switch

Em Terça 06 Março 2007 14:58, Paulo de Souza Lima escreveu:
Senhores,

Sugiro que leiam o que escrevi na íntegra. O que escrevi não contesta o que
está escrito no documento que nosso colega sugeriu no link, apenas explica
o porquê. O problema de certos documentos é que quem lê, frequentemente não
conhece a ciência por trás dos dogmas. E aceita o que está escrito, porque
quem escreveu é um semideus da área. Se o cara falou, tá falado e ninguém
contesta. E assim vamos sendo levados no bico. Só pra constar, já peguei
várias babaquices em documentos tidos como referência.

Essas pessoas têm a tua tão clamada experiência profissional...
Ou a deles vale o mesmo que a tua, ou a tua _também_ não vale nada...

O que eu disse foi: "Não precisa ligar os pinos 4, 5, 7 e 8. Não no caso do
nosso colega", *POR QUÊ*? Porque, primeiro: não é um caso de extrema
necessidade de seguir normas técnicas.

Anh?
Você tem quantos anos de experiência mesmo?
Não importa se você vai ligar 2 computadores no teu quarto ou uma rede de 1kk de computadores: as normas técnicas devem ser seguidas SEMPRE. Por quê? Simples: você não pode prever o crescimento (ou não) da, no caso, rede.

É a mesma coisa que falar "não precisa escrever corretamente... É apenas um E-mail". As regras gramaticais foram feitas para serem seguidas sempre, não apenas na redação do vestibular.

Segundo, não vai fazer a menor diferença, seja no caso dele, seja na grande maioria dos casos.

Nesse ponto concordo contigo: hoje não faz a menor diferença para ele.

Se vocês conhecessem um pouco sobre a física envolvida, veriam que o documento fala
em "Common Mode Terminations", ou seja, "Terminações em Modo Comum". Isso
significa que os pinos do conector dentro do equipamento teriam de ter
"terminadores", que nada mais são do redes de
capacitores/indutores/resistores que servem para acoplar os fios ao terra
do equipamento. A nota também fala que esse procedimento é específico (pelo
menos no caso desse documento) para o equipamento CISCO PA-4E, que possui
esses terminadores internamente. Se não me engano, na minha explicação eu
falei que a proteção teria de ter
esse tipo de acoplamento para funcionar, caso contrário, seriam inúteis. O
fato é que a maioria dos switches e placas de rede que temos por aí não têm
esse acoplamento, para diminuir custos, portanto, tanto faz ligar ou não
ligar os fios, já que a proteção não vai mesmo funcionar. A nota também
diz: "terminations should be used", ou seja, "terminadores deveriam ser
utilizados". A nota sugere, mas não obriga. Também é bom não confundir
*NORMA* com *RECOMENDAÇÃO*.

Verdade... Para reduzir custos os fabricantes não colocam isso...
Por quê? Porque o pessoal fala: "ahh... É só isso? Então não precisa seguir as normas..." Porque eu, como fabricante, vou gastar material para fazer algo que você, usuário, vai aproveitar apenas em casos específicos?

Caso não tenham notado, o documento também é bem antigo pois fala somente
de Ethernet 10BaseT. Não fala em 100BaseT ou 1000BaseT. Só pra citar um
exemplo: a infraestrutura de rede da Refinaria Getúlio Vargas (REPAR) da
Petrobrás, em Araucária, não utilizava os pinos 4, 5, 7 e 8 há alguns anos
atrás, quando os equipamentos de rede eram 10BaseT. Isso porque um cabo Cat
3 com oito fios era quase o dobro do preço do que um Cat 3 com quatro fios.
Os equipamentos eram todos Cabletron ou 3Com. Agora eu pergunto: será que
os engenheiros que projetaram o cabeamento de rede da refinaria (e, da
região Sul do Brasil toda) seriam profissionais tão medíocres que se
esqueceram de seguir normas técnicas na maior rede de telecomunicações
corporativa do país, numa das maiores empresas do mundo, reconhecida pela
competência? Acho que não...

Acho que sim.
Espero que você ainda se lembre que você está no país do jeitinho e aquele que oferece a melhor solução custo x benefício leva. E não quem oferece a melhor solução baseada em qualidade. Não vou ser hipócrita: também sou um profissional medíocre que não segue as normas (não documento meus projetos pessoais, minha rede doméstica é feita com cabos pendurados, etc.).
Assim como no mundo inteiro leva quem oferece a solução mais barata. =]
É isso que chamam de "humanos"... =]

Claro que devemos seguir normas técnicas, como bons profissionais. Mas como
bons profissionais, também temos de ter bom senso pra discernir o que deve
e o que não deve ser feito, em função das circunstâncias, da
disponibilidade de recursos, da necessidade, etc. Também devemos nos
esforçar pra entender o porquê das coisas e não seguir cegamente o que um
ou outro falam por aí e, sobretudo, *entender* o que está escrito nesses
manuais...

Vero.
Mas, como bons profissionais, devemos _sempre_ orientar nossos clientes para que esqueçam aquela histórinha bonitinha de que "dá para fazer um bom serviço barato".
"Qualidade" != "preço baixo"...

Agora, se nós vamos ficar aqui medindo quem é que sabe mais, estou fora.
Meu interesse aqui é ajudar quem precisa, da mesma forma que tenho sido
ajudado por vários dos colegas aqui da lista. E não ficar medindo
conhecimentos inutilmente, só pra mostrar quem é o mais sabidão.

^^

A propósito: dá mais trabalho conectar todos os fios ou cortar quatro e
ligar apenas quatro? :-)

Eu, sinceramente, acho mais fácil ligar os 8 cabinhos... =x
Os 4 tem que ser ligados nos pinos certos (1, 3, 5 e 7? Não lembro...), e eu não tenho coordenação motora para tal...

Peço desculpas se alguém se sentiu ofendido pelo fato de eu ter comentado
minha experiência. Só quero dizer que também não gostei do modo como fui
contestado: "NÃO", "ERRADO". Sugiro um pouco mais de polidez, e informar
porque acham que a informação está errada, dando suas referências e
sugerindo revisões, já que aqui é um fórum de discussão e não um ringue de
lutas. Não tenho problema nenhum em reconhecer um erro meu. Só que se
alguém quiser me contestar, que seja com fatos e dados, não com retórica e
meias verdades.

É por isso que eu apoio o uso de emoctions nos e-mails: eles ditam o tom da mensagem.

"NÃO!" tem um tom _bem_ diferente de "NÃO! =P"

=]

Atenciosamente,

Tenha uma boa tarde.

Paulo de Souza Lima

davi

Mas e entao... o nosso amigos pôde ou nao conectar os 2 switches?

--
Miguel Da Silva
Administrador de Red