Re: Utilizar uma imagem ISO para dar boot em uma máquina virtual

David, vamos por parte, como o amigo Jack....

Guilherme, ótima dica! Era isso mesmo q queria... =)

que bom...

Mas tive alguns problemas.

normal, sem problemas a gente não vive.  :)

Primeiro, a opção que devo passar não eh -enable-audio, e sim "-soundhw all"
para habilitar todo o meu hardware de som.

Eu nunca uso essa opção de som, não vejo necessidade, pelo menos não
nos meus testes...

Depois, ao rodar a máquina, ocorreu o seguinte erro:
"""
joaoolavo@note:~$ qemu -hda hd.img -cdrom feisty-desktop-i386.iso -m 1024
-boot d -soundhw all
You do not have enough space in '/dev/shm' for the 1024 MB of QEMU virtual
RAM.
To have more space available provided you have enough RAM and swap, do as
root:
umount /dev/shm
mount -t tmpfs -o size=1040m none /dev/shm
Or disable the accelerator module with -no-kqemu
"""

Fiz o que ele pediu e funcionou.
Ao rodar o comando novamente para iniciar a máquina virtual, deu boot pela
imagem que eu queria (Ubuntu Feisty Fawn), e no terminal gerou a seguinte
saída de erro:
"""
Could not open '/dev/kqemu' - QEMU acceleration layer not activated
"""

bem para resolver isso, faça o seguinte....

adicione a seguinte linha no seu fstab:

none        /dev/shm        tmpfs   defaults        0 0

depois...

# aptitude install kqemu-modules-2.6-k7    (ou 686, se seu processador
for intel)

# touch /dev/kqemu

# modprobe kqemu

Mas bootou mesmo assim.

ele boota, mas sem o kqemu, que é o acelerador, sem ele o qemu é
muuuuito mais lento.

Só que ao clicar, na primeira tela, em "Start or
install ubuntu", aparece um box com a msg:
"""
I/O error
Error reading boot cd
[Reboot]
"""

O que pode ser? Imagem com problema? Já coloquei ela num cd e deu boot
certinho.

Cara, difícil dizer, mas certamente é um problema de comunicação com o
disco, seja físico, ou lógico. Como estamos abstraíndo o sistema, é um
pouco mais difícil saber, talvez espaço em disco...

--
Guilherme Rocha
Linux Registered User:391180