Como instalar o Blackbox? quem poderá me saalvar...

    Olá, estou usando o xfce4.2.2 no Debian sarge 3.1, e tentei mudar para um mais leve como o blackbox ou fluxbox.
    Acontece que já instalando através do Syneptic pareceu tudo ok, porém quando tento utilizá-lo, nada funciona, só o click do mouse com o botão direito mas mesmo assim não consigo entrar em nenhuma opção do menu, nem mesmo o xterm está abrindo. O sistema simplesmente não responde o click do mouse.
     Então achando que o problem poderia ser desta versão, baixei uma outra manualmente e segui alguns tutoriais para instalar, como:

$descompactar para uma pasta
$entrar nesta pasta
$./configure
.... Daí q começa o problema, pois ele começa a checar várias coisas, e quando chega em:
"checking for X... no
configure: error: Blackbox requires the X Window System libraries and headers."
... aparece esta msg acima e para...

Já procurei em tudo quanto é lugar em nada concreto para poder me ajudar.
Por favor se alguém souber como faço para conseguir instalar corretamente....

http://br.messenger.yahoo.com/