Re: p3Scan

Em Quarta 28 Fevereiro 2007 15:35, Keny Hayakawa Schmeling escreveu:
> Boa tarde lista.

boa tarde

> Alguem aqui já utilizou ou utiliza o p3Scan?

sim, eu, por exemplo.

> Se sim, está sendo usando com o ClamAv e com o Spamassim?

não. Mas já utilizei no passado. Atualmente com o uvscan da mcafee.
E não utilizo o spamassasim, visto que a maioria são emails externos, de
contas pessoais. **Uma comodidade de onde trabalhamos este acesso pop3 a
emails externos para os funcionários**. Quem julga se aquilo é ou não spam é
o usuario mesmo... Se fosse email interno, integraria o spamassassin no MTA,
e não no p3scan.

> Qual a opnião sobre a solução? Vale a pena, é confiável?

depende do que vc diz "valer a pena". E do que entende como "confiável".

Eu particularmente gosto.  Se bem que utilizo mais por estar com processamento
sobrando no gw, pq a quantidade esmagadora de virus que chegam vem através de
links externos e não por anexos. E estes links eu bloqueio no squid mesmo.
Inclusive tem uma maneira de retirar os links 'suspeitos' via regex, mas
parei de trabalhar nisso a mto tempo.

> Tenho um cliente que tem cerca de 45 contas externas e ele não quer migrar
> essas contas para dentro da empresa, por isso estou fazendo testes com essa
> solução.

Fiz testes utilizando virus que chegam nestes links, re-enviando eles como
anexos. O que mais pegou foi o uvscan. O clamav pegou também, muitos dos
quais o uvscan não pegou. Mas tenho virus obtidos a partir de links na minha
pastinha de quarentena que até hoje o clamav não pega, mesmo depois de 2
anos,  e não foi por falta de submeter o arquivo suspeito/virotico para a
clamav. Só nao submeto para a mcafee pq *pra mim* não é tão prático quanto a
submissão para a clamav.
De qualquer forma, é a minha opinião, obtida em uns testes despreocupados.
Eu mesmo colocaria um esquema de várias instancias ou várias máquinas gatewais
de email com vários antivirus em cascata. O primeiro seria o clamav, depois o
f-prot, depois o uvscan e por ai iria(estou pegando como parâmetro o peso de
processamento de cada programa) pra se chegar a 99.9% de emails sem virus.
Mas... como a grana é curta, a gente escolhe uma solução apenas e cruza os
dedos ;)

[ ]s, Henry

Experimente já e veja as novidades.
http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/