Proxy verus Gaim e Skype

Olá

No meu trabalho usamos um servidor proxy para todas as conecções, eu instalei o kubuntu bem, sem problemas, editei o apt.conf e defini o proxy no sistema (nas configurações de rede do K). Acontece que mesmo assim o Gaim e o Skype se recusam a conectar o proxy. O primeiro reclama do tunelamento de portas e o segundo simplesmente não deixa logar para mudar as configurações, no site diz que pega do Opera mas não funcionou aqui.

Agradeço a ajuda,
Rodolfo.