Re: Spamassassin e Amavid-new - alterando o corpo de um e-mail.

On 2/23/07, Miguel Da Silva - Centro de Matemática <mdasilva@fing.edu.uy> wrote:
Otávio Fernandes escribió:
> Miguel,
>
> Uso o amavisd-new há alguns anos, e nunca usei o defang habilitado, não
> o vejo como uma opção chave. Porem, recomendo que vc utilize o "dual"
> postfix, porque desta forma o amavisd vai ter autoridade sobre o corpo
> e cabeçalho da mensagem, além de ser o metodo recomendado pelo Mark
> Martinec. Veja:
>
> http://www.ijs.si/software/amavisd/README.postfix.txt
>
> Para separar os e-mails problemáticos, eu uso a quaretena, tem um
> esquema muito bem montado pelo amavisd-new.

> [...]

Valeu pela dica Otávio, vou implementar a quarentena depois que os
usuários comecem a "acreditar" que o Spamassassin vai matar somente o
que for Spam. Além do mais estou sendo muito generoso, configurei
$sa_tag2_level_deflt = 9.00, assim que o realmente é Spam, é Spam mesmo.

Na verdade o servidor está funcionando como eu queria que funcionasse, a
única curiosidade (nao chegaria a ser dúvida mesmo) que tenho é sobre a
alteraçao do corpo dos e-mails. Se trata de uma questao de teoria, saber
qual o programa que é responsável por determina açao e qual a opçao que
o controla.

Estou pensando no seguinte... o servidor recebe um Spam, analiza e dá
uma pontuaçao que o determina como Spam. Como o Spamassassin está
configurado para reportar cada e-mail problemático, ele cria uma novo
e-mail, coloca nele o texto configurado com a cláusula "report" (no
arquivo local.cf) e anexa o spam como um arquivo .eml. Esse novo e-mail
gerado é entregue ao destinatário original.

Entao, esse e-mail novo nao tem nada a ver com o spam recibido, por
tanto, na verdade, nao está sendo feita mudança alguma no e-mail
original (que foi catalogado como Spam).

É isso aí, abraço.
--
Miguel Da Silva
Administrador de Red

Miguel,

Realmente vocês  está sendo generoso mesmo, até demais. Porque você não experimenta usar a marção de subject, se os seus usuários desconfiam do Anti-SPAM, você pode apenas marcar, e se vier algum marcado errado (falso-positivo) você pode adicionar na sua whitelist, ou até mesmo utilizar ferramentas como o sa-learn, assim você pode eliminar também o report do SpamAsssassin.

um abraço,