Re: Configurando DHCP ("Praticamente" resolvido, mas preciso de ajuda)

Olá mais uma vez! :)

1 - Tu executou o comando como um usuário diferente do root, ai ele
realmente não pode fazer nada do tipo devido às restrições de
segurança do Linux.

Estou no root, certeza... :-o

2 - A tua placa de rede não é suportada pelo ethtool (acho difícil,
mas a man page diz que nem todas são compatíveis  - apesar de nunca
ter visto uma placa que não é...)

Se for isso é muuito azar, fala sério! :(
Teria algum outro pacote com esse tipo de função do ethtool?

Hum, isto é alguma restrição do teu provedor? Talvez possa ser um
problema em outro lugar... Faz o seguinte: executa estes comandos
(como root) e me mostra a saída deles:

Eu não sei se é alguma restrição do provedor, eu sei que o padrão da
placa quando rodo no windows é AutoSense (e aparece conectado a
100Mbps e não diz nem se é ful ou half, acredito q seja half, por não
ter essa opção pra escolha, apena full ou nada) e que esse AutoSense a
conexão fica lerdíssima, já quando marco em 10Mbps Full Duplex roda
que é uma maravilha... por isso a minha certeza de que se eu conseguir
fazer isso no linux a internet vai funcionar... :P

Segue os logs...

<<< ifconfig >>>
eth0       Encapsulamento do Link: Ethernet  Endereço de HW 00:D0:09:17:96:5B
         inet end.: 192.168.0.135  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
         endereço inet6: fe80::2d0:9ff:fe17:965b/64 Escopo:Link
         UP BROADCASTRUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
         colisões:0 txqueuelen:1000
         RX bytes:1188 (1.1 KiB)  TX bytes:1665 (1.6 KiB)
         IRQ:11 Endereço de E/S:0xdc00

lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local
         inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
         endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
         UP LOOPBACKRUNNING  MTU:16436  Métrica:1
         colisões:0 txqueuelen:0
         RX bytes:122790 (119.9 KiB)  TX bytes:122790 (119.9 KiB)

<<< route -n >>>
Tabela de Roteamento IP do Kernel
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso Iface
192.168.0.0     0.0.0.0         255.255.255.0   U     0      0        0 eth0
0.0.0.0         192.168.0.1     0.0.0.0         UG    0      0        0 eth0

<<< cat /etc/resolv.conf >>>
search
nameserver 200.204.0.10
nameserver 200.204.0.138

Tô instalando a versão mais recente do ethtool que encontrei lá
(testing), tudo bem instalar em cima da versão antiga?
Como eu sei a versão do meu kernel?
Como eu sei se eu estou usando hotplug ou udev, qual dos dois é
melhor? Se puder tb me explicar o que é isso, agradeceria! :)
Onde vejo a versão do meu debian? tipo, eu sei q é o debian-br cdd e só...!:-o

Obrigado pela atenção e desculpa a encheção...!

On 2/15/07, Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com> wrote:
On 2/15/07, Douglas Weird <siqueira77@gmail.com> wrote:
> Desculpa a demora, é que o e-mail demorou a chegar além de eu ter q
> sair um pouco do pc...
>
> então... nossa, muito bom os pacotes DEB, eu fiquei tão feliz quando
> consegui instalar o make, haha, tava tentando instalar ele pelo
> .tar.gz e tava dando pau cara...
>
> bom, instalei o make, aparentemente está funcionando, o comando existe
> e tal... aí fui instalar o ethtool em deb tb né... instalei...
O sistema de gerenciamento do Debian é um dos (senão o) mais avançados
do mundo. É realmente muito legal o que ele faz: instala, atualiza,
remove e ainda deixa tudo funcionando, ao contrário de alguns
gerenciadores que as vezes fazem uma besteira ou outra (alguém ai
falou na dupla YuM/RPM? :)

> mas quando fui configurar digitei
>
> ethtool -s eth0 speed 10 duplex full autoneg off
>
> e deu o seguinte log:
>
> Cannot get current device settings: Operation not supported
>   not setting speed
>   not setting duplex
>   not setting autoneg
Há duas possibilidades:

> [...]

Hum, isto é alguma restrição do teu provedor? Talvez possa ser um
problema em outro lugar... Faz o seguinte: executa estes comandos

ifconfig

route -n

cat /etc/resolv.conf

> Me ajuda a largar o windows! O_o