Re: Configurando DHCP ("Praticamente" resolvido, mas preciso de ajuda)

On 2/15/07, Douglas Weird <siqueira77@gmail.com> wrote:
> Depois de fazer o download é só instalar o pacote deb e faz a configuração. :)

Como assim, tipo... não é ".tar.gz" esse db é tipo um executável? :-D
As distribuições linux tem sistemas de pacotes onde não é necessário
compilar um software para instalar. No Debian há os pacotes .DEB que
são instalados com o comando dpkg:

dpkg -i pacote.deb

> Para executar o make em sistemas linux precisa ter instalado o pacote
> make (em BSDs o make utilizado em muitos projetos é o gmake, GNU
> make), há um meta-pacote que inclui o "básico" para compilação, eu não
> lembro o nome dele agora.

É, talvez meu "make" não esteja funcionando por eu não ter ele né?
Onde eu arrumo ele, tem no cd do Debian? Me perdoa a ignorância nos
termos, mas o que é "BSDs" ?
É, sem o make instalado não consegue executar ele mesmo. :)
BSD é uma variante de Unix que vem da Universidade de Berkeley na
California: FreeBSD, OpenBSD e NetBSD são exemplos de BSD's. São bem
parecidos com o Linux em muitos aspectos.

> Só uma pergunta, esta máquina tem acesso à internet? Se tiver não
> precisa do CD, pode usar o aptitude :)

Eu tava só com o linux, mas tava dificil obter progresso, aí fiz um
dual boot, por enquanto só consigo conexão pelo windows, é por onde
pesquiso e mando e-mails e baixo coisas que pedirem pra baixar. :-)
Ok, temos que resolver isso logo então. :D

O Debian, na atual versão estável, o "Sarge", tem 14 CDs, para
instalar um sistema "básico" usa os 3 ou 4 primeiros (softwares mais
populares são colocados nos primeiros CDs). Com os CDs em mãos rode o
comando "apt-cdrom --add" adicionando os CDs, assim pode instalar  os
softwares com o comando aptitude:

aptitude install nome_do_pacote

Para pesquisar por um pacote o comando é:

aptitude search palavra chave

Qualquer dúvida pode ler a documentação com o comando man:

man aptitude

Se tiver uma conexão boa também pode fazer o download dos DVDs, ai a
coisa fica muito mais facil :)

Não sei o que está usando de fontes para estudo, mas pode usar o guia
Foca GNU/Linux, que é feito com base no Debian:
http://focalinux.cipsga.org.br/guia/inic_interm/index.htm

OBS: Link para iniciante + intermediário, eu acho que tu tem condições
de iniciar por aqui ;)

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----