Re: Configurando Internet

Você precisa saber se o router está fornecendo endereços IPs
automaticamente ou não.

Se sim:
Tente como usuário root:
dhclient eth0

Tentar isso onde? No terminal ou incluir isso no etc/network/interfaces?
Eu tentei no terminal, apareceram várias coisas, mas não entendi muito...

Talvez você tenha que configurar o resolvedor de nomes também:
[...]
Em seguida reinicie a sua rede:

/etc/init.d/networking restart

Fiz tudo isso que você falou, quando dei o "networking restart"
apareceram vários processos e tal, a impressão que deu é que fez tudo
bonitinho, mas quando fui abrir algum site continuava naquela espécie
de "conexão meia-boca"...

Se mesmo assim não funcionar envie a saída dos comandos:
lspci
ifconfig

Certo, eu posso até te mandar, só que tô usando um cd-rw já que o
linux não quer reconhecer a midia removivel [no caso o mp3 player] e
tipo, eu to gravando lá no linux, só que quando abro aqui no windows
não aparece nada... alguma dica?
Deve ter alguma coisa a ver com o tipo de gravação, presumo...

Obrigado!

On 2/14/07, Júnio José <juniojose@gmail.com> wrote:
Em 14/02/07, Douglas Weird<siqueira77@gmail.com> escreveu:
> Tipo, eu uso windows há um tempão, mas sempre tive uma vontade de
> migrar de OS e tal, mudei pro linux esses dias, faz dois dias que
> estou fuçando nele e ainda não consegui configurar a internet, aqui em
> casa é assim: dois computadores ligados em um router (D-Link DI-604)
> que por sua vez está ligado a um modem (DS-Link), estou escrevendo do
> pc windows, e me matando pra conseguir internet no linux, também não
> consigo fazer com que o linux reconheça o mp3 player, mas isso é o
> menos importante agora...´

Olá!
[...]

nano /etc/resolv.conf
Ele deverá ficar assim:
nameserver 200.242.131.6
nameserver 200.242.131.5

Você poderá trocar os IPs acima pelos de sua preferência.

Se não:
Você deverá configurar a rede manualmente.
Como o Windows está configurado uma dica é você obter: o endereço IP,
máscara de rede e gateway.

Para configurar isso no Debian faça como root:
nano /etc/network/interfaces
Comente tudo que encontrar (colocando um # no início de cada linha e
acrescente essas no início do arquivo:

auto eth0
iface eth0 inet static
      address <ip>
      netmask <máscara>
      gateway <gateway>
      dns-nameservers 200.242.131.6 200.242.131.5

Troque <ip>, <máscara> e <gateway> pelos valores obtidos no Windows.
Em seguida reinicie a sua rede:

/etc/init.d/networking restart

Se mesmo assim não funcionar envie a saída dos comandos:
lspci
ifconfig

Para início de conversa. :-)

> A distro que escolhi pra meu primeiro linux foi o Debian-BR CDD,
> comprei na banca de jornal, hehe... ele é bom? Então, e como eu faço
> pra ter certeza deu que a placa de rede tá funcionando, se o linux
> achou ela mesmo e tudo mais? Quando fiz o "pppoeconf" ele disse q
> existia uma ETH0, logo ela está detectada, não? E ah, aqui no windows
> a internet está configurada por DHCP...

Respondendo a essas outras perguntas:
Sim. O BR-CDD é muito bom. É uma customização do Debian feita por
usuários brasileiros para usuários brasileiros.

Para saber se um hardware está "funcionando" eu uso o lspci.

O ifconfig irá mostrar se o sistema conseguiu subir placas de rede e
dispositivos de conexão.

O pppoeconf não será útil no seu caso já que ele é para modens rodando
em bridge e me parece que o seu não faz isso.

> Sou novato em linux, por favor me ajudem!
> Muito Obrigado pela atenção.
> (Ainda mais pra quem teve paciência de ler a novela inteira, haha!)

Não por isso :-P

Uma dica: http://focalinux.cipsga.org.br/guia/iniciante/index.htm é
uma boa fonte de estudos.
--
Júnio José
Se você consegue tentar é possível que você consiga fazer.