Configurando Internet

Bom, primeiramente boa tarde a todo que venham a ler essa mensagem,
ando precisando de uma ajudinha, hehe...

Tipo, eu uso windows há um tempão, mas sempre tive uma vontade de
migrar de OS e tal, mudei pro linux esses dias, faz dois dias que
estou fuçando nele e ainda não consegui configurar a internet, aqui em
casa é assim: dois computadores ligados em um router (D-Link DI-604)
que por sua vez está ligado a um modem (DS-Link), estou escrevendo do
pc windows, e me matando pra conseguir internet no linux, também não
consigo fazer com que o linux reconheça o mp3 player, mas isso é o
menos importante agora...´

Eu já fiz aquele lance de "pppoeconf" mas ele dá um erro diz pra
verificar se os cabos estão plugados e tudo mais, e diz que o erro
também pode ser porque "o controlador de acesso do modem pode estar
sendo usado" (ou algo assim), usei o comando "ifconfig" também pra dar
uma olhada na situação e bom, aparecem pacotes enviados e recebidos,
mas uma parte boa deles não retorna... é como se a conexão fosse
parcial, sabe? Tanto que quando eu abro o firefox, digito um endereço
o browser chega a identificar o endereço, mudar ele (por exemplo,
quando eu digito 'www.msn.com.br' ele diz que encontra e está
carregando 'br.msn.com')...

A distro que escolhi pra meu primeiro linux foi o Debian-BR CDD,
comprei na banca de jornal, hehe... ele é bom? Então, e como eu faço
pra ter certeza deu que a placa de rede tá funcionando, se o linux
achou ela mesmo e tudo mais? Quando fiz o "pppoeconf" ele disse q
existia uma ETH0, logo ela está detectada, não? E ah, aqui no windows
a internet está configurada por DHCP...

Sou novato em linux, por favor me ajudem!
Muito Obrigado pela atenção.
(Ainda mais pra quem teve paciência de ler a novela inteira, haha!)