Re: modem ADSL - Bridge x Route

Obrigado, Tiago, pela atenção dispensada.

Ainda não tentei em cima do que você falou, mas tendo em vista que o micro que está com o IP através da ponte do modem vai ser um servidor web e ficará ligado direto, então posso usufruir do Linux como roteador. Ligarei, então, uma eth0 nesse micro que irá para o roteador? E as configurações?

Apesar de eu ter entendido como proceder no outro caso (modem como router), não consegui fazer. Por questão didática, eu gostaria também de aprender sobre isso. Até agora, tudo o que vi não me fez concluir as configurações. Não tenho nem idéia de como fazer o modem saber qual o computador que ele deve enviar as requisições externas para a porta 80. Nunca mexi na configuração de um modem a não ser no modo Bridge e Router. Uma outra questão: dessa forma, outros computadores da rede não conseguirão fazer com que se estabeleaça um DCC Chat, por exemplo? (a não ser que solicitados dos micros da rede interna).

Bem, no que você puder me ajudar, agradeço. Minha escolha é pelo linux como router. Assim fico com: Modem --> Servidor Linux - Ports 80, 21, 23 --> Roteador --> micros da rede interna.

Agradeço mais uma vez e aguardo novas dicas. O que foi dito aqui já me ajudou bastante conceitualmente.

Abraços...

--
Anderson Roberto Grella

Linux Registered User #152832