[OT] Ubuntu e Canonical (era: Re: Ubuntu e Canical.)

On 01/31/2007 11:46 AM, Zandre Bran wrote:
> Olá Grupo.
>
> Por favor, sem maiores exaltações...

	Gostaria de adicionar minha humilde opinião, meus dois
centavos sobre a assunto. Eu participei da thread que foi
apontada na PSL-Brasil, a discussão teve uma parte de "flame",
mas com partes muito interessantes, incluindo consenso em
alguns pontos.

> Afinal a Canical colabora com o projeto Debian ou não?

	Sim, a Canonical colabora com o Projeto Debian.

	De várias formas, direta e indiretamente e com diferentes
graus de intensidade, dependendo inclusive das próprias pessoas
que trabalham na Canonical. E pra constar, sim, também há exemplos
de contribuições negativas vindas da Canonical/Ubuntu, mas isso é
só pra constar.

> Qual a retribuição ou relação da Canical com o projeto Debian?

	A Canonical usa a base Debian pra criar a distro dela. O
ponto central da maioria das críticas recai no fato de que a
Canonical faz um "marketing" muito forte na parte de "contribuir
com o Projeto Debian" e nesse aspecto muitas pessoas consideram
que a Canonical fala mais do que faz (ou faz determinadas promessas
que não se sabe quando serão cumpridas).

	Há exemplos de times que trabalham bem juntos, como é o
caso do Debian X Strike Force e dos mantenedores do X.Org no
Ubuntu (mas eles já deixaram claro que boa parte da decisão foi
deles, ou seja, uma decisão individual dos desenvolvedores de
cada distro). O pessoal que trabalha com o d-i também trabalha
próximo.

	Diretamente, alguns desenvolvedores são contratados pra
trabalhar no Ubuntu e acabam mantendo melhor seus pacotes no Debian
em conseqüência disso, mas o contrário também é verdade, ou seja,
alguns mantenedores cuidam melhor dos pacotes no Ubuntu do que no
Debian.

	Indiretamente, os pacotes acabam sendo testados em situações
diferentes e alguns dos aspectos da "raiz Debian" são levados junto
com a distro (pacotes .deb e apt, por exemplo). Com mais testes, há
mais chances de encontrar bugs e melhorar a qualidade dos pacotes.

	Os patches são um exemplo citado com freqüência, embora eles
sejam automatizados, eles nem sempre vem no melhor formato possível,
mas a bem da verdade eles estão lá, disponíveis para o Debian. Como
eu disse, o que irrita algumas pessoas é o "marketing" que se faz
sobre como as contribuições acontecem.

	Vivendo o dia-a-dia você acaba percebendo que as pessoas
tomam posições diferentes com relação a isso, ou seja, há aqueles
que não ligam pra Canonical e Ubuntu, e portanto a vida continua
como antes.

	Há aqueles que amam a Canonical e o Ubuntu (independentemente
de trabalharem ou não pro astronauta), e acham que o Debian deveria
fazer tudo igual o Ubuntu. Mas isso é exagero. Há também os que odeiam
a Canonical e o Ubuntu e acham que a distro deveria sumir da galáxia e
ser apagada da história, mas também é um exagero, inclusive as pessoas
acabam maltrando desenvolvedores que nem tem culpa de nada, só por
trabalharem pra Canonical.

	Particularmente, acredito que cada vez mais cresce o número
de pessoas que aprende a conviver com a Canonical e o Ubuntu, e
assim como com outras distros, percebe que é possível aprender com
os erros do Ubuntu e usar o espírito do Software Livre para adotar
soluções de sucesso implementadas pela Canonical.

	Como eu disse, essa é minha humilde opinião, pra finalizar
e saindo da opinião pra falar dos fatos.

	A Canonical não tem uma relação oficial com o Debian, ou
seja, não é diferente de outras empresas como que usam o Debian como
base para suas distros. A Canonical tem uma estratégia mais agressiva
que as outras empresas (mais dinheiro, mais marketing e uma equipe de
"estrelas").

	Alguns vão dizer que as pessoas tem inveja, outros vão dizer
que a Canonical realmente abusa, outros que o Mark (astronauta) tem
planos secretos pra dominar o mundo (mas quem não tem?). Como na vida,
há quem goste do amarelo, há quem goste do verde, há quem não ligue
pras cores, há quem não possa distingui-las, mas é possível conviver
bem com elas, basta querer. :-)  (E se preciso for, é possível até
mudá-las).

> Abçs,
> Zandre.

	Abraço,