Re: como descobrir o motivo de travar?

Bom galera, desliguei o protetor de tela, cheguei em casa e o micro
não tinha travado e o filme que eu estava baixando tinha concluído,
percebemos que o nosso vizinho que compartilha a rede conosco tinha
desligado o modem, daí fomos rodar o filme, o filme começou e de
repente a máquina travou.

Olhei nos /var/log/syslog e parecia que ela tinha mesmo travado no
momento que o modem do vizinho tinha sido religado, reparem que do
minuto 41 pulou para o 47, acho que foi a hora que eu dei uma
desligada nele, reiniciei e dei uma olhada na temperatura da cpu que
tava uns 40°C. O Computador é zerado, comprei a poucos dias.

##########

Jan 30 19:38:40 localhost gconfd (ricardoejanaina-5554): Endereço
"xml:readonly:/var/lib/gconf/defaults" resolvido para uma fonte de
configuração com permiss
ões apenas de leitura na posição 4
Jan 30 19:40:37 localhost kernel: [17260903.664000] eth0: PHY reset
until link up.
Jan 30 19:40:42 localhost kernel: [17260908.892000] eth0: mii ext = 0000.
Jan 30 19:40:42 localhost kernel: [17260908.908000] eth0: mii lpa =
45e1 adv = 01e1.
Jan 30 19:40:42 localhost kernel: [17260908.908000] eth0: link on 100
Mbps Full Duplex mode.
Jan 30 19:40:47 localhost kernel: [17260913.704000] eth0: mii ext = 0000.
Jan 30 19:40:47 localhost kernel: [17260913.720000] eth0: mii lpa =
45e1 adv = 01e1.
Jan 30 19:40:47 localhost kernel: [17260913.720000] eth0: link on 100
Mbps Full Duplex mode.
Jan 30 19:41:10 localhost gconfd (ricardoejanaina-5554): O servidor
GConf não está sendo usado, desligando.
Jan 30 19:41:10 localhost gconfd (ricardoejanaina-5554): Terminando
Jan 30 19:47:57 localhost syslogd 1.4.1#18ubuntu6: restart.
Jan 30 19:47:57 localhost kernel: Inspecting /boot/System.map-2.6.17-10-generic
Jan 30 19:47:57 localhost kernel: Loaded 22826 symbols from
/boot/System.map-2.6.17-10-generic.
Jan 30 19:47:57 localhost kernel: Symbols match kernel version 2.6.17

###########

Alguém já viu o linux travar por causa que a rede voltou? Ou seria o
Emule que fez travar nesse momento já que estava rodando?

2007/1/30, Vinicius De Mario <debian@git.eti.br>:
hamacker escreveu:
> Tente deixar ligado sem iptables/amule e ao retornar verifique se esta
> travado.
>
> Como voce bem suspeitou ACPI/APM não funcionam bem em certas placas,
> tanto que há versões mais de ACPI. Eu tenho uma chipset SIS onde o
> video onboard tem que está setado em 64M, menos que isso o Windows
> trava com frequencia. Então a placa mãe influencia muito na
> estabilidade.
>
> Por aqui tem máquinas pcchips que ao hibernar não voltam mais, o
> detalhe é que são windows. Mesmo o desligar somente o monitor varia de
> [...]
Uma experiencia interessante quanto a excesso de temperatura é compilar
o kernel. A CPU fica, normalmente, totalmente ocupada. Montei um Athlon
64 e só descobri que tinha pau na CPU por que fui compilar o kernel, a
máquina desligava após uns 10 minutos.

Interessante é mandar compilar o kernel e ficar monitorando a
temperatura e velocidade dos ventiladores. A minha CPU fazia o micro
desligar qdo a temperatura ficava um pouco acima de 60C. Troquei a CPU e
a temperatura não passa de 50C, mesmo qdo está 100% ocupada, com os
mesmos coolers instalados.

Vinicius