como descobrir o motivo de travar?

Olá Pessoal,

Tenho um PC AMD Semprom 2800, Placa PCCHIPS A31G, 512MB DDR400 de RAM,
Vídeo On-Board, Xubuntu Edgy, com KDE instalado, com um firewall que
eu mesmo escrevi no iptables.

Deixo este computador ligado no KDE com amule baixando dois arquivos,
mas quando chego em casa ele está travado, não sei se é por causa do
protetor de tela, porque já vi acontecer muitas vezes no linux,
especialmente com o Gnome, se é por causa das conexões do amule, ou se
é alguma coisa com ACPI/APM, enfim, não sei, gostaria de saber como
descobrir o motivo do travamento, onde e como devo procurar?