[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Atualizações do debian!



Tiago Saboga escreveu:
On Mon, Jan 29, 2007 at 07:56:14PM +0000, Maximiliano Dornelles wrote:
  
Boa tarde!

Gostaria de saber como funciona as atualizações do debian?
ex. pode de ser configurado para serem feitas  automaticamente as atualizações de segurança?
    
Parece que o cron-apt faz o que você está pedindo; nunca usei, e só recomendaria se você 
estiver usando uma versão estável.
  

Olá,

  Uso a combinação de update-manager (na minha opinião melhor que cron-apt) e update-notifier, herdadas do Ubuntu (se não me engano).

  O pacote update-manager tem os utilitários gráficos software-properties e update-manager, onde o primeiro é para configurar o update-manager e o segundo é o próprio, que lhe oferece uma interface bastante amigável para fazer as atualizações. O update-notifier coloca um ícone ao lado da hora avisando que tem atualização disponível e ao clicar abre o update-manager.

  Se configurados para fazer download, o cron-apt faz por padrão e o update-manager não, fazem download de todas as atualizações disponíveis e não somente as de segurança, então acho que não lhe serve de muita coisa. Com o cron-apt, ainda pode configurar para fazer a instalação automática dos pacotes tirando a opção "-d" da configuração de "dist-upgrade" ou de "upgrade". Não sei se é possível separa em linha de comando do "apt-get [dist-]upgrade" as atualizações de segurança das outras, mas creio que não tem como.

  Creio que mais correto para o seu caso é escreve um script que reescreva o /etc/apt/source.list deixando apenas os repositórios de segurança, realize um "apt-get update", depois um "apt-get dist-updagrade -y", depois volte o /etc/apt/source.list para o normal com todos os repositórios configurados do jeito que era antes e por fim um "apt-get update" para voltar o sistema de lista de pacotes ao normal. Daí então coloque este script no cron para ser executado na freqüência que achar conveniente. E se usar em combinação a tudo isso o update-manager e update-notifier vai ficar bem completa sua solução.

  Para completar mais ainda, se tiver vários micros na rede, use um apt-proxy para eliminar o tráfego redundante de pacotes no seu link de internet.

-- 
Atenciosamente,

           Junior Polegato

           Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!
           Página Profissional: http://www.juniorpolegato.com.br

Reply to: