[OFF TOPIC] Preciso de uma ajuda e nao sei definir o assunto. Sei que é fora do topico

Socorro!!!

Eu tenho um arquivo delimitado por tab com 13 colunas e 1958 linhas.
As primeiras 2 colunas trazem informacoes, tipo um ID e um nome. As
seis colunas seguintes trazem informacoes numericas variadas. As
ultimas 5 colunas trazem informacao de presença ou ausência. Exemplo:

ID	Nome	logFC	A	t	P	PV	B	X12	X24	P24	P3	P5
12	aaaa	-1	3	-1	0	0	1	x
45	bbbb	2	4	-2	0	0	1	x
45	bbbb	2	4	-2	0	0	1	x
45	bbbb	2	4	-2	0	0	1	x
45	bbbb	2	4	-2	0	0	1	x
56	tttt	0.5	2	-3	0	0	1	x
56	tttt	0.5	2	-3	0	0	1	x
67	hhhh	0.6	1	0	0	0	1	x
67	hhhh	0.6	1	0	0	0	1	x
01	eeee	3	5	-3	0	0	1	x
03	uuuu	4	6	-4	0	0	1	x
98	zzzz	5	7	-5	0	0	1	x
98	zzzz	5	7	-5	0	0	1	x
98	zzzz	5	7	-5	0	0	1	x
98	zzzz	5	7	-5	0	0	1	x

Nesse exemplo o individuo "aaaa" somente estapresente no tempo X24.
Por outro lado, o individuo "bbbb" esta presente em todos os tempos e
o individuo "tttt" esta presente nos tempos X24 e P5. Nestes caso, eu
preciso coloca-los em uma unica coluna. Assim sendo, o exemplo acima
ficaria assim:

ID	Nome	logFC	A	t	P	PV	B	X12	X24	P24	P3	P5
12	aaaa	-1	3	-1	0	0	1	x
45	bbbb	2	4	-2	0	0	1	x	x	x	x
56	tttt	0.5	2	-3	0	0	1	x	x
67	hhhh	0.6	1	0	0	0	1	x	x
01	eeee	3	5	-3	0	0	1	x
03	uuuu	4	6	-4	0	0	1	x
98	zzzz	5	7	-5	0	0	1	x	x	x	x

Voce teria tempo para me ajudar com um script qualquer que fizesse
isso para mim? Nao sei nada de programacao e estou desesperado, pois
preciso disso para logo. Sei que todo mundo é muito ocupado, mas, se
puder ajudar eu fico muito agradecido. Meu arquivo tem 2000 mil
linhas. Tentei fazer na mao mas nao ta dando. Isso é para a minha
defesa que ja esta marcada.

Muito obrigado

--
Marcelo Luiz de Laia