Re: FTP x FIREWALL-[NAO RESOLVIDO]

Em Quinta 25 Janeiro 2007 12:34, Maxwillian Miorim escreveu:

> O iptables trabalha como uma pilha: as regras são empilhadas em grupos
> chamados chains e depois são processadas "de cima para baixo" (se tu é
> programador seria um stack, literalmente), havendo bloqueio ou
> liberação explicita o pacote é liberado.
>
> Cadeias e chains são a mesma coisa: grupos de regras ordenadas.
>
> A política DROP (acho que foi isso que tu quis dizer com "se eu dropo
> tudo no início") faz o seguinte: depois de processar todas as regras,
> se não houver nenhuma ação, a ação tomada é o DROP. Há casos, como o
> [...]

A alma do Miorim será salva. Entendi a idéia quando uso o drop e um grupo de
regras (chain ou cadeia) seria:

iptables -A INPUT -m state ... -j ACCEPT
iptables -A INPUT -i eth0... -j ACCEPT

A partir daí o raciocínio para empilhar as chains seria: primeiro permitir
conexões (input), depois liberar o tráfego interno da rede (forward),
redirecionamentos (postrouting) e finalmente bloquear tudo que não foi
liberado (input/output drop)?
Se eu estiver correto, somente as regras com drop podem ficar em qualquer
lugar (exceto por uma questão de organização)?

badfile