Re: Compartilhamento de arquivos linux com o windows xp

Felipe Augusto van de Wiel (faw) wrote:

> Sim, coloque uma regra para permitir que a máquina
> Windows acesse o serviço Samba. Eu saberia te dizer no iptables,
> mas não sei como fazer no firestarter.

Eu já coloquei, configurei o firestarter para permitir os
serviços:

Samba (SMB) portas 137-139 e 445
Sun-RPC portmap portas 32770-32900

[descobri essas portas depois de fazer a pergunta]

todos apenas para a máquina 10.0.0.3 (windows). No firestarter
não diz se ele está liberando portas TCP ou UDP, será que é
este o problema?

Cheguei até a permitir serviços (isto é o mesmo que liberar/
abrir portas?...)  nas portas altas, de 1024 a 65335, conforme
me sugeriram. Mas não adianta, eu só consigo acessar o linux
depois que paro o firestarter. O curioso é que se eu reinicio
o firestarter eu continuo a acessar o linux sem problemas. Mas
eu gostaria de deixar o firestarter ativado, claro.

> Depende da versão do Windows e dos serviços que você
> compartilha, mas a regra genérica seria algo como:
>
> iptables -A INPUT -p tcp -s <windows> -d <debian> --dport <porta-tcp> -j
> ACCEPT iptables -A INPUT -p udp -s <windows> -d <debian> --dport
> <porta-udp> -j ACCEPT

É windows xp com service pack 2.

> Algumas portas de serviço (vide /etc/services) usam
> TCP outra UDP, as portas comumente usadas pelo Windows são:
> 137, 138, 139 e 445.

> portmap faz parte dos serviços RPC (Remote Procedure
> Call), o protocolo da Microsoft usa algo parecido para o SMB.

Obrigado.