Compartilhamento de arquivos linux com o windows xp

Eu compartilho arquivos de uma máquina debian com uma máquina
windows xp através do samba. A única coisa que eu não gosto é que para
conseguir acessar do windows os arquivos no linux eu
tenho que desativar o firestarter, o meu firewall, porque cada
vez o acesso é feito em uma porta diferente -- 32770, 32771,
32772, etc.... ou então tenho que ficar liberando a porta na
hora. Tem como melhorar isso?

Um detalhe, que talvez ajude, é que no firestarter essas
portas aparecem como portas UDP do serviço 'Sun-RPC portmap',
não sei que serviço é esse.

Obrigado, Luiz Fernando