Re: Autenticação por chaves públicas no SSH - Usuários distintos para cada chave

2007/1/19, Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>:
Olá pessoal!

Estava configurando o mod_dav para quando veio uma dúvida (nada a ver
com o que estava fazendo, mas acho que é uma boa idéa :) - posso fazer
com que uma determinada chave pública faça logon como um determinado
usuário no SSH?

Seria algo como:
 chave1 -> somente usuário1
 chave2 -> somente usuário2
 chave3 -> root ou qualquer usuário

Além disso, este "cenário" seria perfeito:
chave 4 -> somente usuário1 e usuário2

OBS: Não li a documentação do SSH ainda, tive a idéia, estou postando
na lista e voltando para meu mod_dav. :D

Grato desde já,

1) Utilizando o ssh do linux como cliente:
ssh -i /caminho/para/a/chave user@IP

Se a chave não possuir senha, o login é feito automaticamente com o usuário user

2) Utilizando o putty como cliente (mais longo, porém igualmente simples):
a) Crie a chave, copie para o windows e converta para o formato do putty
b) Crie uma seção no putty (não é obrigatório mas altamente
recomendado) com os dados de conexão (IP e porta)
c) Vá em "Connection > SSH > Auth" e indique em "primary key file ..."
o arquivo de chave que você converteu para o formato do putty.
d) Por fim vá em "Connection > Data" e indique em "Auto-Login
Username" o nome do usuário.

Agora, para que a chave1 funcione apenas com o usuário1, instale
arquivo de chave publica apenas no diretório .ssh deste usuário. Para
que funcione com 2 ou mais usuáios diferentes, instale no diretório
.ssh dos respectivos usuários. (se não ficou muito claro, é só
perguntar)

Bom dav pra vc
Fabiano.

--