Re: Placa de vídeo com driver livre para AIGLX e Compiz

On 01/17/2007 08:55 PM, Adriano Rafael Gomes wrote:

> Olá faw, obrigado pelas dicas!

	De nada. ;)

> Na verdade, eu li esta observação na pesquisa que eu tinha feito, e na
> hora pensei: "ah, basta não usar o water effect"... mas eu posso estar
> sofrendo do mal de querer direcionar o resultado para uma ATI :)

	Eu sou fã de ATI. :)

	Eu uso os drivers livres, e não estou usando Compiz agora por
causa deste problema com o 'water' e por não ter ido atrás de compilar
outros pacotes ou adicionar temas, normalmente eu tento me manter
dentro dos repositórios oficiais ou irmãos (multimedia, unofficial,
backports).

	No site do Compiz você acha outros temas, e logo depois o
novo X.Org deve ser enviado ao Debian, então o futuro deve mudar
rapidamente e eu não estou com pressa de usar Compiz, posso
esperar, mas isso pode ser diferente pra você, se você puder
esperar 45 dias, talvez seja mais interessante, o etch _talvez_
tenha sido lançado e os novos pacotes no sid podem trazer
novidades, inclusive no que se refere ao uso dos drivers livres.

> Até agora, me pareceu que as placas Intel são para notebooks, as NVIDIA
> funcionam com driver proprietário, e as ATI com o driver livre
> funcionariam. Como eu não queria arriscar comprar para depois testar,
> iniciei esta thread.

	Eu diria pra você ir de ATI, mas é uma decisão difícil e minha
opinião estaria claramente direcionada, e a decisão envolve outros
detalhes. O pessoal que desenvolve o driver livre faz um bom trabalho,
eu consigo usar ferramentas 3D sem problemas com os drivers livres
(stellarium, penguinracer). ;)

> Uma estratégia que vou tentar é levar um liveCD do Kororaa 0.3, que tem
> somente os drivers livres e tem o AIGLX (que eu quero) e o XGL (que eu
> não quero) para algumas lojas na esperança de que deixem eu testar as
> placas antes de comprar.

	:-)

> Valeu!

	Abraço,