Re: [resolvido][longo] Substituir HD mantendo os dados, com LVM

Em resposta à mensagem:
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2007/01/msg00439.html

Pessoal, consegui instalar o HD novo e mover todos os dados, funcionou
tudo, e quero registrar na lista como foi o procedimento. Como foi a
primeira vez que fiz isso, ainda estou interessado em comentários para
melhorar da próxima vez.

Resumo: copiei as partições "normais" com dd, e a "partição LVM"
conforme o lvm-howto, e instalei o GRUB com grub-install.
http://tldp.org/HOWTO/LVM-HOWTO/removeadisk.html

Legeda de partições:
hda1 = /boot
hda5 = /
hda6 = LVM

Para fazer a troca de HDs, desliguei o computador, adicionei o HD novo
de 250GB como hdb e deixei o HD antigo de 40GB como hda.

Liguei o computador com boot pelo hda.

Criei um disquete de boot do GRUB para ser usado mais tarde:
cd /boot/grub
cat stage1 stage2 > /dev/fd0

Fiz uma cópia de segurança do /boot/grub/menu.lst para outro computador.
scp /boot/grub/menu.lst outrocomputador:

Criei as partições no hdb usando o fdisk no modo interativo:
fdisk /dev/hdb
-criei hdb1(104MB) um pouco maior que hda1(98MB)
-criei hdb5(2GB) com o dobro de tamanho de hda5(1GB)
-criei hdb6(240GB) com o restante do HD, bem maior que hda6(32GB)

Reiniciei com boot pelo hda (não sei se precisa, para as novas partições
em hdb serem reconhecidas).

Adicionei o hdb6 no vg00:
pvcreate /dev/hdb6
vgextend vg00 /dev/hdb6

Movi os dados do hda6 para o hdb6
pvmove -v /dev/hda6 /dev/hdb6

Removi o hda6 do vg00:
vgreduce vg00 /dev/hda6

Rebootei com um LiveCD e copiei as partições hda1 e hda5 para hdb1 e hdb5:
dd if=/dev/hda1 of=/dev/hdb1 bs=8192
dd if=/dev/hda5 of=/dev/hdb5 bs=8192
(usei bs=8192 porque li em algum lugar que copia mais rápido)

Redimensionei os filesystems para ocuparem todo o espaço nas novas
partições:
e2fsck -f /dev/hdb1
e2fsck -f /dev/hdb5
resize2fs /dev/hdb1
resize2fs /dev/hdb5
(rodei o e2fsck porque o resize2fs exigiu)

Desliguei o computador, removi o HD de 40GB e coloquei o HD de 250GB
como hda.

Liguei o computador com boot pelo disquete que preparei antes.

No prompt do GRUB digitei as informações do menu.lst que eu tinha
copiado antes:
root (hd0,0)
kernel /vmlinuz-2.6.18-3-k7 root=/dev/hda5 ro single
initrd /initrd.img-2.6.18-3-k7
boot

Quando carregou o sistema instalei o GRUB na MBR:
grub-install /dev/hda

Reiniciei o computador com boot pelo HD novo e deu tudo certo. :)

--
Adriano Rafael Gomes
SoftwareLivreVS