OpenGL

Olá pessoal,
Estou com dificuldades para instalar corretamente uma placa de video ati radeon 9250,
bem após encotrar varios tutorias coisa e tal... acredito que consegui algo bem proximo de uma instalação!
 eu instalei conforme um tutorial e recompilei os pacotes necessarios para o kernel e...
rodando os glxgears e o fglrxinfo aparente mente funciona e o drive esta certo.... tipo abre uma tela com uma engrenagens 3D... e o outro mostra algumas informações sobre o video. bem OK
porém quando eu tento rodar o atipainelcontrol ele não abre... da uma mensagem que não consegue encontrar o arquivo libGL.so.1... porém ele ta la nas lib outra coisa é que o glxgears usa essa mesma lib e ele encontra ela.
outra coisa o mesmo erro da quando eu tento rodar o jogo enemy-territory.
tentei ver os links e tudo aparentemente ta td certo....

alguem pode me ajudar

Atenciosamente
Daniel Lohmann