Re: Desativando serviço com o cron (agendamento)

Sugestão: vá em /etc/init.d e execute um "ls -l s*" para ver o correto nome do script que inicia o samba (não tenho samba instalado em minha vm). No Debian não há o script "service", que é comum em distribuições rpm-based.
Outra: faça a edição correta do crontab. Por exemplo, para parar o serviço a cada 5 minutos seria */5 * * * *.

[]'s