Como evitar que um módulo seja carregado no boot?

Pessoal

Tenho uma máquina com Sarge, kernel 2.6.17.1 compilado por mim.
Acontece que raramente uso essa máquina para ouvir música ou plugar
algum usb. Quero que os módulos de som e usb não sejam carregados no
boot.

Abri o modconf e descarreguei os módulos que não queria. Só não consegui
descarregar o usbcore de jeito nenhum. Olhei em /etc/modules e tudo ok,
os módulos não estavam lá mesmo.

Mas ao reiniciar a máquina os módulos de som e usb foram carregados de
novo. Pensei que ao descarregar um módulo com o modconf ele fazia uma
atualização automática que evitasse isso.

Eu consegui contornar ativando o hotplug e colocando os nomes dos
módulos em /etc/hotplug/blacklist.

Só que eu não gostaria de usar o hotplug para isso. Queria saber se
existe algum arquivo tipo o blacklist do hotplug para o modconf. Já
procurei em inglês e em português e não achei. Também dei uma olhada nos
arquivos da lista e não achei, ou procurei errado.
Tem muita coisa do tipo 'como carregar módulos no boot', mas nada sobre
NÃO carregar determinado módulo no boot.

Alguém tem alguma dica?

Obrigado

Leandro
--
 (@_   Leandro Padilha Ferreira - http://androle.pro.br
 //\

Não leve a vida tão a sério afinal você não vai sair vivo dela.,