Re: criar pacote .deb

Pode fazer algo em PHP (é mais simples e é dependência do teu pacote),
em shell tu faria algo assim:

cat << EOF > /tmp/script.php
<?php
/* CONTEUDO DO ARQUIVO.PHP */
?>
EOF
# EOF é necessário, a partir daqui o script volta ao normal e o bloco
anterior foi
# gravado em /tmp/script.php

Fazendo isto pode chamar pela linha de comando (precisa do pacote php-cli):
php /tmp/arquivo.php

Outras opções são o Perl, TCL, Python e até C ou C++ (note que para
binários eu não posso confirmar por nunca ter feito, mas creio que
funciona também)

Daí sim, a parte para criar os scripts e verificar existência de
usuários que compete à outros fóruns/listas :)

--
Maxwillian Miorim <miorimmax@gmail.com>
----

Todo software em C deveria iniciar com um:
#ifdef WIN32
 printf(" Hey, what about a real OS?\n ");
 exit(1);
#endif