[Date Prev][Date Next] [Thread Prev][Thread Next] [Date Index] [Thread Index]

Re: Instalação do ambiente gráfico = ?iso-8859-1?Q?(depend=EAncia=5Fdo=5Flibsysfs2?=)



Renato S. Yamane wrote:
Herbert P Fortes Neto escreveu:

1) Após os vários problemas com a imagem do Debian Etch do dia 17/04/2006,
que apresentava um bug ridículo e inaceitável no instalador, onde não era
possível utilizar o conteúdo dos 3 DVDs como fonte de instalação, eu fiz o
donwload do DVD 01 do dia 01/05/2006.

Bug ridículo? Não perca tempo. Manda o patch!


<http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?bug=362800>
Eu disse que esse bug é ridículo porque o Debian possui maturidade suficiente
para *não* disponibilizar uma imagem com um bug tão severo assim!
Disponibilizar 3 DVDs (11Gb) onde o conteúdo deles não pode ser utilizado na
instalação é de matar o usuário que fez o download dessas imagens!
Lembrando que a imagem netinstl não é possível ser utilizada no meu caso
devido aos bugs do módulo sk98lin que é utilizado pela minha placa de rede
(Marvel Yukon) e o Debian Sarge não reconhece o meu HD, que usa emulação
scsi.
[...]

Renato,
Eu realmente não estou entendendo você cara. A gente já deu várias dicas aqui, e a maioria delas falava p/ vc largar mão das imagens dos DVDs. Vc insiste numa coisa que pouquissimas pessoas no mundo devem ter usado (imagem DVD do testing). Alias, sou até a favor de que imagens dessas sumam do mapa, pois o benefício delas é bem pouco perto dos problemas que elas (podem) causar.

Cara, entenda: fedora, slack, suse, etc PRECISAM dos CDs/DVDs p/ instalar o sistema; foram feitos pensando nisso. Já o Debian não! Ai é que está a mágica que (no meu ponto de vista) seduz muita gente: com uma imagem de 50 Mb é possível instalar o sistema todo, de maneira transparente, tanto pra vc quanto para o próprio sistema. Vc pode argumentar que o OpenSuSE tem um .iso de netinstall, mas eu te garanto: não é a mesma coisa.

Uma coisa que eu acho muito legal é que se vc tiver um repositório local (CD, DVD, HD, etc) e outro na internet, ele vai pegar a versão mais nova de cara. Ex: se fosse no suse/fedora/etc, vc ia instalar o apache-2.0.34 do CD e logo na sequencia, o update ia detectar a atualização p/ 2.0.34-3, baixar tudo e instalar por cima. Pq já não fazer isso de cara? De quebra, vc ainda ficou um tempo rodando a versão comprometida do SW, o que pode não ser muito interessante.

Também é bom mencionar que laptops sempre reservam surpresas, pois o hardware é todo especial pra caber naquele espacinho minúsculo, e ainda gastar pouca energia. Garanto pra você que a maioria dos modelos de laptops com menos de um 6 a 12 mese de mercado tem problemas com detecção de HW em qualquer linux com mais de 6 meses. É o preço que se paga.

Outra coisa, já estou de saco cheio de vc generalizar: vc pegou um snapshot de um programa em contínuo desenvolvimento, razoavelmente documentado. Durante a instalação desse snapshot específico, vc enfrentou alguns problemas e não conseguiu contornar. Até ai tudo bem, agora falar que o Debian Testing não tem maturidade, amadorismo, etc SEM mencionar que era de uma 'versão' específica do instalador - é demais! Prá quem tá acompanhando a discussão, vemos que vc tá insisitindo pelo caminho errado (não por falta de dicas), e não quer dar o braço a torcer. É possível instalar sem tantas dificuldades assim, a prova é que eu e outros internet a fora conseguimos. Por favor, pare de mandar mensagens pra lista com esse tipo de afirmações vagas.


um ultimo comentário é que seu leitor de e-mail (webmail talvez?) nao segue os padrões, pois o histórico da lista fica bagunçado - e sua mensagem não fica na sequencia da thread. veja suas mensagens: http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2006/05/threads.html#00157


Se realmente optar pelo suse, tudo bem - só não quero estar por perto quando sair a versão nova, e vc tiver q fazer o tão famoso 'update'.

--
Marcos



Reply to: