Re: Instalar o Debian Etch sem conexão a internet

Renato S. Yamane wrote:

Marcos Vinicius Lazarini escreveu:

O instalador do Etch (beta2) estava com alguns problemas, então nem testei.

Mas já foi corrigido? Como eu posso saber se o problema foi corrigido se não
há changelogs?

Na própria página do instalador:

http://www.us.debian.org/devel/debian-installer/

Observe que há duas partes p/ download dos arquivos. Na parte de cima, é o Etch Beta 2, lançado em 15/Marco/2006. Desde então ele não foi relançado e é a mesma imagem .iso desde entao - apenas erros foram sendo descobertos e relatados na errata. O changelog é o NEWS, a primeira seção da página.

Na parte de baixo é que está a imagem interessante no caso, que é daily-build - feito automaticamente, mas com as últimas versões disponíveis os pacotes. Como é automática, os bugs vão sendo descobertos e anotados na página "known issues" <http://wiki.debian.org/DebianInstaller/Today>

Lá vc vai descobrir que no mes passado a imagem não instalava direito pq as dependências dos pacotes mudaram e só rastrearam o problema algum tempo depois - bug esse q me custou muito suor p/ descobrir... :-|

até pq também descobri que a placa de rede (essa b*sta de marvell yukon) só
tem suporte nativo no ultimo kernel lançado (2.6.16 - e ainda é
experimental) e certamente não estaria nessa imagem um pouco mais antiga.

B*osta é o módulo sk98lin! Eu NUNCA vi esse módulo funcionar com essa placa
de rede sem ser necessário alguns ajustes no "braço".
Ao contrário do módulo experimental (sky2) que SEMPRE funcionou absurdamente
bem.

Pois é, eu já tive diversos problemas com esse sky2 - em geral dois tipos: um relacionado a altas taxas de transferencia (100 Mbps) e outro em relação a desligar e religar a interface fora do boot (o dhcp não achava IP de jeito nenhum). Mas nada que impedisse o funcionamento, e pra um módulo experimental até q tá indo bem.

O truque é que a distribuição testing ainda está com o kernel 2.6.15 (que
foi instalado e carregado no primeiro boot) mas q não tem o módulo
experimental da placa de rede (sky2).

Já tentou iniciar o Debian (com Kernel inferior ao 2.6.16) com a opção abaixo
no menu.lst?
irqpoll pci=usepirqmask
Dessa forma a placa de rede funciona perfeitamente, mesmo com esse módulo
bichado (sk98lin).

Bom, eu nao tentei insistir nesse modulo pq vi em vários lugares que ele está 'deprecated' no kernel, e apenas o fabricante vai continuar agora usando esse nome de módulo - ai preferi a solução nativa

No seu caso, talvez seja interessante utilizar o comando de boot 'expert26'
e nao o 'install26'

Já dei os 3 DVDs para um amigo meu, alertando ele que havia um problema com o
instalador, na qual é OBRIGATÓRIO a conexão com a internet.
Espero nunca mais ver o Debian Etch do dia 17/04/2006.

Se vc pegou o beta2 do etch, então não é do dia 17/04 e sim de antes -> veja comentário acima

Agora, essa de vc tentar instalar de cara o linux no notebook sem verificar
se a distro tinha suporte é arriscado mesmo, hein?

O suporte ao meu hardware com Kernel superior ao 2.6.13 é bem aceitável.
Mas o problema não foi esse, mas sim o BUG ridículo presente no instalador.

Cara, eu nao cheguei a usar essa versão, mas eu lembro que teclando algumas vezes ESC qdo dava erro ele abria um menu 'secreto' (secreto pq só aparece na instalação expert, nao no normal) que listava as etapas do processo - ai era só pular a etapa furada - lembro q já fiz isso algumas vezes, o instalador era meio chatinho em insistir as vezes mas era só a gente não desistir antes dele q o processo continuava... Pela minha experiência com ele, nao consideraria isso um bug crítico nem ridiculo - é só questão de vc dizer pra ele do jeito certo

Bom, espero que vc não desista assim tão fácil do debian :-)

COM CERTEZA não desistirei... já estou *tentando* baixar o Debian Etch do dia
01/05/2006 (só estou aguardando aparecer algum seeder). Mas me diga uma
coisa: como eu posso saber se o problema com o instalador já foi solucionado?
Eu não encontrei nenhum changelog!

Pq não pegar o .iso do netinstall, conforme já sugeri anteriormente?? Apenas 120 megas, vale mto mais a pena - daqui a algumas semanas, 90% dos pacotes dos seus DVD já terão sumido do repositório devido a patches, correções e atualizações...
Sobre o changelog, veja os comentários acima: NEWS e wiki

Outra dúvida: O Debian oferece a opção para escolher o desktop padrão no
momento da instalação? Ou simplesmente instala o Gnome e o usuário precisa
instalar o desktop de sua preferência posteriormente?

ANTES QUE ALGUÉM COMECE OS FLAMES: Eu não estou dizendo que o Gnome é pior ou
melhor que outro desktop! O melhor desktop é aquele que atende as SUAS
necessidades (não precisam comentar esse parágrafo).

Essa é a parte que eu mais gosto do debian - eu instalo só o base, e ai vou instalado só os pacotes que eu quero. Se vc marcar o item Desktop, vc ganha KDE e Gnome, mas pode remover pedaços ou mesmo inteiro se for o caso... sugiro dar uma olhada no http://packages.debian.org toda hora preciso pesquisar coisas lá, e é bem completo, lista de dependencias e tudo mais.

Boa sorte!
Marcos