Re: Instalar o Debian Etch sem conexão a internet

Marcos Vinicius Lazarini escreveu:
> Renato e demais,
> Mas quanta tempestade nessa thread, não?

Digamos que não foi uma tempestade, mas diversos comentários constrututivos :-)

> Renato, o hardware do seu micro é bastante recente e não é reconhecido pelo
> kernel do sarge (2.6.8 - notadamente a controladora IDE, q é reconhecida
> como SATA). Então esqueça.

Já esperava por isso... Esse foi um dos motivos para não instalar o Debian
Sarge.

> O instalador do Etch (beta2) estava com alguns problemas, então nem testei.

Mas já foi corrigido? Como eu posso saber se o problema foi corrigido se não
há changelogs?

> até pq também descobri que a placa de rede (essa b*sta de marvell yukon) só
> tem suporte nativo no ultimo kernel lançado (2.6.16 - e ainda é
> experimental) e certamente não estaria nessa imagem um pouco mais antiga.

B*osta é o módulo sk98lin! Eu NUNCA vi esse módulo funcionar com essa placa
de rede sem ser necessário alguns ajustes no "braço".
Ao contrário do módulo experimental (sky2) que SEMPRE funcionou absurdamente
bem.

> O truque é que a distribuição testing ainda está com o kernel 2.6.15 (que
> foi instalado e carregado no primeiro boot) mas q não tem o módulo
> experimental da placa de rede (sky2).

Já tentou iniciar o Debian (com Kernel inferior ao 2.6.16) com a opção abaixo
no menu.lst?
irqpoll pci=usepirqmask
Dessa forma a placa de rede funciona perfeitamente, mesmo com esse módulo
bichado (sk98lin).

> No seu caso, talvez seja interessante utilizar o comando de boot 'expert26'
> e nao o 'install26'

Já dei os 3 DVDs para um amigo meu, alertando ele que havia um problema com o
instalador, na qual é OBRIGATÓRIO a conexão com a internet.
Espero nunca mais ver o Debian Etch do dia 17/04/2006.

> Agora, essa de vc tentar instalar de cara o linux no notebook sem verificar
> se a distro tinha suporte é arriscado mesmo, hein?

O suporte ao meu hardware com Kernel superior ao 2.6.13 é bem aceitável.
Mas o problema não foi esse, mas sim o BUG ridículo presente no instalador.

> Bom, espero que vc não desista assim tão fácil do debian :-)

COM CERTEZA não desistirei... já estou *tentando* baixar o Debian Etch do dia
01/05/2006 (só estou aguardando aparecer algum seeder). Mas me diga uma
coisa: como eu posso saber se o problema com o instalador já foi solucionado?
Eu não encontrei nenhum changelog!

Outra dúvida: O Debian oferece a opção para escolher o desktop padrão no
momento da instalação? Ou simplesmente instala o Gnome e o usuário precisa
instalar o desktop de sua preferência posteriormente?

ANTES QUE ALGUÉM COMECE OS FLAMES: Eu não estou dizendo que o Gnome é pior ou
melhor que outro desktop! O melhor desktop é aquele que atende as SUAS
necessidades (não precisam comentar esse parágrafo).

Um abraço,
Renato